Advertência
Efeitos positivos da ansiedade incluem alertar as pessoas para perigo iminente, de acordo com a Rede de Apoio à Ansiedade. As pessoas podem sentir-se desconfortáveis quando certas situações surgem e podem evitar consequências negativas devido à ansiedade. Ansiedade pode avisá-los para deixar ou ignorar as condições que causam temperamento e resultar em discussões ou conflitos físicos. As pessoas também podem perceber que devem evitar andar por uma rua ou perto de um local onde possam ter problemas, como uma área onde a atividade criminosa possa ocorrer. Pensamentos incômodos criam a ansiedade que ajuda as pessoas a evitar situações potencialmente prejudiciais.
Motivação
A ansiedade produz motivação. Quando algo preocupante ocorre, as pessoas ficam motivadas a fazer o que puderem para superar o problema. Chegar a um lugar seguro quando o perigo espreita ajuda as pessoas a evitar ferimentos. Quando um incêndio começa em um prédio, a ansiedade se desenvolve e as pessoas agem rapidamente para alcançar a segurança. Algumas pessoas podem se tornar excessivamente ansiosas, o que pode levar a mais problemas, mas muitas pessoas usam sua ansiedade de forma construtiva e até ajudam os outros a formar um escudo protetor contra uma ameaça. As pessoas que precisam sair de um prédio podem ajudar umas às outras e todos se beneficiam da ação causada pela ansiedade.
Reações físicas que se originam da ansiedade também podem ajudar as pessoas. A resposta de luta ou fuga criada pela ansiedade faz com que as pessoas ou enfrentem uma situação ou fujam para a segurança. Suores, respiração pesada e batidas rápidas do coração podem ocorrer durante uma situação de ansiedade, mas o corpo também produz uma onda de adrenalina para tornar as pessoas mais fortes, observa a Anxiety Support Network. Ele permite que as pessoas realizem coisas que não consideravam possíveis, como correr mais rápido ou mover objetos pesados para ajudar a si mesmas ou aos outros.
Relaxamento
O estresse aumenta os níveis das substâncias químicas cerebrais conhecidas como endorfinas, serotonina e dopamina, que ajuda a relaxar as pessoas em momentos desconfortáveis. A competição, seja entre atletas ou colegas de trabalho, pode produzir ansiedade, mas a ansiedade apenas os ajuda a fazer planos ou a visar metas para alcançar resultados de sucesso. A competição muitas vezes se torna divertida. A ansiedade do teste pode ajudar os alunos a enfrentar sua ansiedade para evitar o fracasso, de acordo com a Universidade de Buffalo Counselling Services. Eles podem superar o medo do fracasso, concentrando-se em um exame e as ações necessárias para passar no teste. Eles podem estudar mais por causa da ansiedade e se sentir mais confiantes por causa das informações que coletam. Quando o teste é realizado, eles podem usar auto-afirmações positivas para convencer-se de que o teste não é tão difícil quanto eles achavam que seria, e se sentir satisfeito com o que aprenderam.