Para algumas pessoas, consumir uma bebida com cafeína, como o café, não terá nenhum efeito colateral. Outros, no entanto, podem experimentar uma longa lista de mudanças em seu corpo e mente, especialmente se beberem várias xícaras. As causas dos ataques de pânico e do transtorno do pânico, que descrevem aqueles que têm ataques frequentes, podem variar muito. Em alguns casos, a cafeína pode desencadear um ataque de pânico. Apesar de muitas pessoas experimentarem vários graus de ansiedade geral, a Associação de Ansiedade e Depressão da América relata que 6 milhões de americanos transtorno do pânico. Quando você tem um ataque de pânico, pode sentir sintomas como tremores incontroláveis, tontura, falta de ar e sudorese ou calafrios. Ataques de pânico também podem gerar fortes medos de morte ou perda de controle, e você também pode sentir como se estivesse engasgando.
Causas Genéticas e Emocionais - As causas dos ataques de pânico e desordem não são definidas em pedra. O Instituto Nacional de Saúde Mental relata que, embora a questão possa ser executada em famílias, os especialistas não sabem exatamente o que a causa. Além de causas genéticas, a Associação Americana de Psicologia observa que os ataques de pânico também podem resultar do estresse. Por exemplo, uma pessoa pode ter um ataque de pânico devido a um estado de espírito particularmente estressante, talvez depois da perda de um ente querido.
A ligação da cafeína com ataques de pânico
A APA observa que, devido à causa de ataques de pânico é em grande parte especulativa, é possível que algumas pessoas possam experimentar um ataque depois de consumir cafeína. A organização também relata que as mudanças fisiológicas que resultam do consumo de cafeína podem levar a um ataque de pânico. Por exemplo, se você tiver um ritmo cardíaco acelerado como resultado de sua ingestão de cafeína, você pode erroneamente acreditar que está tendo um ataque de pânico. O pânico que você experimenta pode levar a um verdadeiro ataque de pânico.
Ir à cafeína
A cafeína tem vários efeitos colaterais potenciais, incluindo um ritmo cardíaco acelerado e ansiedade, que podem ser problemáticos para aqueles que experimentam ataques de pânico ou desordem. Como tal, o MedlinePlus sugere que limitar totalmente a ingestão de cafeína ou removê-la da sua dieta pode levar a menos ataques. Seu corpo não precisa da cafeína para funcionar, e seu efeito estimulante pode ser problemático, especialmente se você consome mais de 300 miligramas por dia. , , ] ]