Profissionais de saúde mental, como conselheiros e psicólogos, usam um manual padrão para diagnosticar pacientes com distúrbios mentais. Este manual é chamado de Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais de Saúde (DSM). A versão mais recente publicada em 2000 é chamada de DSM-IV-TR, que significa Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos da Saúde Mental, Quarta Edição, Revisão de Texto. O DSM-V, ou quinta edição, está programado para publicação em 2012. A utilização deste manual para diagnóstico traz muitos benefícios.
Consistência
Todos os tipos de profissionais, incluindo médicos, psiquiatras e psicólogos, colaboram para criar DSMs. Os critérios para diagnosticar pacientes com distúrbios são baseados em pesquisas atuais e amplamente aceitas. Usando um manual como este para fazer um diagnóstico, os profissionais de saúde podem manter alguma forma de consistência no desenvolvimento de um plano de tratamento. Como apontado pelo American College of Neuropsychopharmacology, profissionais médicos aceitam o diagnóstico do paciente como válido e procedem de acordo com o tratamento, incluindo medicamentos.
Embora seja possível para um profissional fazer um diagnóstico diferente do outro, o DSM -IV reduz o risco de diagnóstico extremamente oposto. Os pacientes podem encontrar conforto em saber que um diagnóstico do DSM-IV é preciso e não baseado em opiniões subjetivas de um profissional de saúde. O tratamento para os distúrbios do DSM-IV varia, mas os medicamentos, formas de terapia e outras opções de tratamento são frequentemente recomendadas com base no manual e pesquisas mostrando a eficácia para o diagnóstico específico. estipular se certos tratamentos são cobertos. Muitas seguradoras consideram que o tratamento de transtornos mentais é medicamente necessário e fornecerá cobertura. Sem um diagnóstico do DSM-IV, aconselhamento e medicação podem não ser considerados pelas companhias de seguro para pagamento, pois podem ser considerados um serviço eletivo.
Benefícios legais
O sistema legal protege indivíduos que cometem crimes e têm "a mental health disorder.", 3, [[Quando um diagnóstico é feito com base no DSM-IV, o sistema pode ter certeza de que foi feito com precisão. Sem essas diretrizes, pode ser fácil para os criminosos fingir doença mental para receber sentenças mais leves. Outros benefícios legais podem ser estendidos a indivíduos que necessitam de cuidados, mas são considerados adultos. Indivíduos que diminuíram a capacidade mental devido a um distúrbio podem não receber os cuidados e assistência de que necessitam sem um diagnóstico adequado.
, , ] ]