casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Exercícios de CBT para Ansiedade

A terapia comportamental cognitiva fornece uma abordagem baseada em evidências para o tratamento de transtornos de ansiedade que incluem ansiedade generalizada, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno do pânico, fobias específicas e transtorno obsessivo compulsivo. CBT ajuda as pessoas a mudar seus pensamentos e comportamentos que perpetuam os sintomas de ansiedade. Os participantes aprendem como se envolver em exercícios de exposição gradual que exigem que eles enfrentem situações que provocam ansiedade, um passo de cada vez. A exposição gradual a situações que provocam ansiedade reduz os sintomas de ansiedade ao longo do tempo.

Identifique e classifique medos

Os terapeutas da CBT ajudam as pessoas a aprender a reconhecer seus medos. Estes podem incluir fobias específicas, como medos de cobras, alturas ou falar em público. Uma pessoa também pode experimentar sentimentos mais generalizados de ansiedade em contextos genéricos ou sentimentos de ansiedade sem nenhum gatilho óbvio. Os terapeutas da TCC ajudam as pessoas a atribuir uma classificação aos seus medos para ajudar a determinar que ordem abordá-las.

Exercícios de exposição

Para evitar o sentimento de ansiedade, as pessoas muitas vezes evitam situações que provocam ansiedade. Os terapeutas realizam exercícios de exposição gradualmente, usando pequenos passos para ajudar as pessoas a reduzir seus sentimentos de ansiedade. Por exemplo, uma pessoa com medo de falar em público pode começar a se imaginar imaginando-se fazendo um discurso para um pequeno grupo de pessoas. Em seguida, ela faz um pequeno discurso para duas pessoas e, lentamente, começa a discursar para um grupo maior de pessoas. Identificando e substituindo distorções cognitivas A TCC ajuda os clientes a reconhecer seus pensamentos ansiosos. Ansiedade muitas vezes provoca pensamentos distorcidos que levam as pessoas a imaginar resultados terríveis de vários cenários. As pessoas tendem a subestimar sua capacidade de tolerar sentimentos ansiosos. Reconhecendo e substituindo seus pensamentos distorcidos por pensamentos mais realistas, você pode sentir uma diminuição da ansiedade. Os participantes da TCC também aprendem a parar de ruminar pensamentos que causam ansiedade, distraindo-se com atividades que interrompem seus padrões de pensamento.

A CBT ajuda as pessoas a reconhecer os sintomas físicos associados à ansiedade. Estes podem incluir dores de cabeça, dores de estômago, taquicardia, suores e tonturas. Técnicas de relaxamento ensinam as habilidades dos participantes da TCC para acalmar seus corpos quando se sentem ansiosos. Essas técnicas podem incluir imagens guiadas nas quais o participante aprende a imaginar cenas pacíficas. O relaxamento muscular progressivo ajuda-o a relaxar grupos musculares isolados. Técnicas de respiração diminuem a frequência cardíaca e ajudam os participantes a reorientar sua energia.