A inflamação é uma resposta do corpo produzida pela ativação de certas partes do sistema imunológico. Na sua forma crónica, pode contribuir para uma variedade de problemas de saúde significativos, incluindo doenças cardíacas, diabetes, artrite reumatóide e doença de Crohn. Consumo de cereais integrais pode reduzir os seus níveis de um indicador principal da inflamação do corpo chamada proteína C-reativa.
Inflamação Básica
A inflamação aparece em duas formas básicas. A inflamação aguda é uma reação normal do sistema imune de curto prazo que aparece em resposta a uma infecção ou lesão. Durante uma resposta inflamatória aguda, o fluxo sanguíneo aumenta no local do problema e o sistema imunológico envia glóbulos brancos, ou leucócitos, para cercar e matar qualquer microrganismo invasor. A inflamação crônica é uma ativação anormal e de longo prazo do sistema imunológico, que pode durar de dias a anos. Durante uma resposta inflamatória crônica, seu sistema imunológico tenta, sem sucesso, lidar com uma infecção, lesão ou outro processo de doença. Danos nos tecidos do corpo ocorrem com frequência durante esse tipo de inflamação.
Proteína C-reativa
O seu médico pode revelar a presença de inflamação com testes que incluem uma contagem de células brancas do sangue, medição do seu níveis sanguíneos de uma proteína chamada albumina e um procedimento chamado teste de taxa de sedimentação de eritrócitos. No entanto, resultados anormais desses testes também podem aparecer em indivíduos que não têm inflamação. Por essa razão, os médicos também diagnosticam a inflamação medindo os níveis sanguíneos de proteína C-reativa, que é um marcador bioquímico de inflamação generalizada do corpo e da forma específica de inflamação associada a doenças relacionadas ao coração. Grãos integrais contêm um revestimento externo rico em fibras chamado farelo, bem como uma camada intermediária rica em nutrientes chamada germe e uma camada interna rica em amido chamada endosperma. De acordo com um estudo publicado em 2008 no “American Journal of Clinical Nutrition”, pessoas obesas que comem uma dieta baixa em calorias rica em grãos integrais podem reduzir substancialmente os níveis sanguíneos de proteína C-reativa relacionada à inflamação. O consumo de grãos integrais também reduz os níveis de proteína C reativa em mulheres na pós-menopausa e mulheres ainda em seus anos reprodutivos. Além disso, diabéticos que comem carboidratos saudáveis em geral e grãos integrais em particular, podem ser capazes de se proteger de alguns dos efeitos da inflamação crônica sistêmica.
Doença celíaca
A doença celíaca é uma condição imune isso resulta do consumo de glúten, encontrado em muitos tipos de grãos. Com o tempo, o consumo de glúten leva à inflamação no intestino delgado. Os sintomas incluem perda de peso, diarréia, dor nas articulações e refluxo ácido. Para determinar se você tem doença celíaca, seu médico pode realizar um exame de sangue e, se necessário, realizará um procedimento para examinar as paredes do intestino delgado. Os grãos comuns que causam essa condição são trigo, centeio e cevada. Muitos alimentos contêm glúten, então você precisará ler os rótulos com cuidado.
Considerações
O consumo de grãos refinados não reduz os níveis de proteína C-reativa do seu corpo, os autores do estudo publicado no “American Journal of Clinical Nutrition ”relatório. Durante o processamento, grãos refinados perdem muitos de seus principais nutrientes, assim como seu conteúdo de fibras. A perda de vitamina E, em particular, pode reduzir os benefícios antiinflamatórios dos grãos refinados. Grãos integrais dietéticos comuns incluem trigo mourisco, trigo, arroz integral, bulgur, amaranto, painço, arroz selvagem, cevada, espelta e aveia. Para obter os benefícios de saúde desses grãos, coma pelo menos três porções por dia de produtos que os contenham em sua forma completa.