Uma máscara não-rebreather é usada principalmente para fornecer oxigênio para tratar a hipóxia, em que a saturação de oxigênio no sangue arterial é inferior a 90%. Além disso, a oxigenoterapia é usada para aliviar os sintomas associados com dor torácica, sepse, falta de ar e febre.
Existem vários modelos de máscaras não-rebreather disponíveis no mercado com desenhos semelhantes. A máscara se encaixa na boca e no nariz e as faixas elásticas envolvem as orelhas ou a cabeça. Uma válvula unidirecional na máscara evita que o ar exalado entre na tubulação ou na bolsa que contém o oxigênio a ser inalado. Em vez disso, o ar exalado escapa através de uma das tampas de borracha da máscara. As rolhas de borracha impedem o paciente de inalar qualquer ar ambiente. Quando o paciente inala, a válvula unidirecional se abre para permitir a entrega de 60 a 80% da concentração de oxigênio.
Benefícios
As máscaras sem rebreather fornecem um nível de umidade aumentado para a passagem nasal, o que pode inflamados e irritados com oxigenoterapia prolongada. O aumento da umidade também aumenta as secreções respiratórias do paciente.
Desvantagens
As máscaras sem rebreather podem ser confinantes e fazer com que o paciente se sinta claustrofóbico. Eles são difíceis de manter no rosto, pois podem escorregar e as correias elásticas podem causar a quebra da pele atrás das orelhas. A máscara deve ser removida para muitas tarefas, incluindo tomar medicamentos, comer e expectorar, o que torna impraticável para o uso a longo prazo.
Contraindicações
A oxigenoterapia é uma intervenção medicamentosa e não deve ser usada desnecessariamente. Uma máscara não-rebreather não é a intervenção recomendada para pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica ou DPOC. Como a fadiga e a falta de ar com pacientes com DPOC são secundárias a altos níveis de dióxido de carbono em vez de diminuição dos níveis de oxigênio, a administração de oxigênio através de uma máscara sem rebreather causará hiperóxia ou aumento dos níveis de oxigênio. Pacientes com DPOC com hiperoxia podem apresentar aumento de tontura e não diminuirão os sintomas da DPOC. As cânulas nasais são frequentemente mais apropriadas para pacientes com DPOC.
Alternativas
As cânulas nasais são amplamente utilizadas em toda a profissão médica para tratar e controlar a hipóxia. Ao contrário de uma máscara de rebreather, a cânula nasal é menos intrusiva porque não cobre o nariz e a boca. Uma cânula nasal envolve as orelhas e fornece o oxigênio para o nariz através de tubos curtos que se encaixam na passagem nasal. Máscaras não rebreather fornecem duas a três vezes a concentração de oxigênio como uma cânula nasal.
, , ] ]