Comum entre anormalidades da parede torácica, pectus excavatum é um defeito côncavo do osso do peito que faz com que o peito pareça afundado. Indivíduos com pectus excavatum podem experimentar sintomas físicos devido ao deslocamento de órgãos subjacentes, como o coração e os pulmões. Sintomas psicológicos são comuns também; A deformidade pode ser óbvia o suficiente para causar problemas de auto-estima. Dependendo da gravidade da doença, existem várias intervenções potenciais.
Causas e Sintomas
Existem condições associadas ao pectus excavatum, como escoliose e raquitismo, e alguns especialistas acreditam que o crescimento excessivo da cartilagem entre o osso do peito e as costelas para ser o culpado. Mas não há uma causa clara da deformidade. É provável que haja uma correlação hereditária - 40% daqueles com pectus excavatum têm uma história familiar da doença. Se você tem pectus excavatum, você pode experimentar sintomas, a gravidade correspondente ao grau do recuo. Os sintomas mais comuns incluem intolerância ao exercício manifestada por falta de ar e ritmo cardíaco acelerado, fadiga e dor torácica. Você também pode experimentar uma incapacidade de respirar completamente por causa do que se sente como compressão torácica. Você pode ser capaz de tolerar esses sintomas se eles forem leves. Mas se eles se tornarem graves, isso pode indicar piora da deformidade e conseqüente deslocamento do coração e dos pulmões. Nestes casos, a avaliação médica é importante.
Halterofilismo para corrigir Pectus Excavatum
Se você tem apenas pectus excavatum leve, existem intervenções não cirúrgicas disponíveis. Exercícios de fisioterapia geralmente se concentram na correção da postura para abrir o peito e aliviar um pouco da compressão. Atividades de levantamento de peso voltadas para fortalecer as costas e melhorar a postura podem ser benéficas. Não espere que seu médico aconselhe o treinamento com pesos para construir os músculos do peito; fazer isso pode realmente exacerbar a aparência côncava.
Exercício Intervenções
Um bom exercício de sustentação de peso para o pectus excavatum requer que você se deite no chão com os braços estendidos e um peso leve em cada mão. Mantendo os braços retos, traga as mãos e os pesos juntos lentamente sobre o peito e, em seguida, devolva-os lentamente ao chão. Realize este exercício 25 vezes por dia. A flexão é outro exercício de resistência que você pode usar para melhorar sua postura e, portanto, os sintomas leves de pectus excavatum. Realizar 25 por dia pode fortalecer os músculos das costas e do peito o suficiente para melhorar a postura sem aumentar o tamanho dos músculos do peito. Embora esses exercícios possam ajudar com os sintomas, eles não corrigem o defeito ósseo subjacente. Você só deve usar esses exercícios para sintomas leves. Sintomas mais graves garantem a avaliação médica.
Intervenções cirúrgicas
Se o seu pectus excavatum for grave o suficiente para que você experimente sintomas mais moderados a graves, ou não tenha alívio dos sintomas leves por meio de exercícios, converse com seu médico; Existem vários tipos de cirurgias disponíveis. Embora eficazes, eles são invasivos e não sem risco. Mas o pectus excavatum pode estar colocando sua saúde em risco, e seu médico discutirá esses riscos em relação aos possíveis benefícios da cirurgia.
, , ] ]