Os resíduos tóxicos representam uma séria ameaça à saúde humana. Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), os Estados Unidos geraram cerca de 40 milhões de toneladas de resíduos perigosos em 2007. A fonte primária foi a fabricação de produtos químicos básicos. No entanto, o lixo tóxico também existe em casa. Itens como baterias de uso único, produtos de limpeza domésticos e eletrônicos contêm materiais perigosos. A eliminação adequada pode ajudar a prevenir riscos para a saúde. No entanto, mesmo que esses materiais sejam descartados adequadamente, ainda existem riscos para a saúde humana e para o meio ambiente.
E-Waste
O lixo eletrônico, ou lixo eletrônico, foi responsável por mais de 2 milhões de toneladas de resíduos perigosos. em 2007, estima a EPA, mas apenas 18% foram efetivamente reciclados; a maioria acabou em aterros sanitários. O lixo eletrônico contém vários ingredientes altamente tóxicos, incluindo chumbo, cádmio e mercúrio. Em aterros, essas toxinas podem se infiltrar nos solos e possivelmente contaminar as águas subterrâneas. A exposição ao cádmio, por exemplo, pode causar danos nos rins e câncer em humanos. A exposição ao chumbo em crianças pode causar danos cerebrais.
Descarte Impróprio
Embora não seja regulamentado pela EPA, o descarte de resíduos domésticos perigosos no lixo é potencialmente prejudicial. Lâmpadas fluorescentes compactas (CFLs) contêm pequenas quantidades de mercúrio. A EPA recomenda que você coloque lâmpadas quebradas em um saco plástico ou recipiente selado para descarte. Se descartado incorretamente, o vapor de mercúrio pode entrar no ar. O mercúrio representa o maior risco para os fetos, causando danos neurológicos.
Incineração
Mesmo que o lixo tóxico seja descartado corretamente, ele ainda pode causar riscos à saúde. Um método comum de tratamento de resíduos tóxicos é a incineração. A incineração pode liberar contaminantes no ar, como dioxinas. As dioxinas são subprodutos da produção de herbicidas. A exposição a longo prazo a esses produtos químicos venenosos pode causar distúrbios do sistema nervoso. Mesmo a exposição a curto prazo acarreta riscos, incluindo lesões na pele e comprometimento da função hepática, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
Efeitos a Longo Prazo
Alguns resíduos tóxicos, como mercúrio e chumbo, representam fatores humanos e ambientais adicionais. riscos para a saúde. Ambas as toxinas podem se acumular no tecido humano e animal. A exposição continuada aumenta sua toxicidade. No meio ambiente, esses efeitos podem viajar por toda a cadeia alimentar.
Prevenção /Solução
Uma maneira de atenuar os efeitos da eliminação de lixo tóxico para a saúde é reciclar esses materiais. A reciclagem mantém esses resíduos em aterros sanitários e reduz o risco de impactos ambientais. Os regulamentos estaduais podem impedir que você coloque resíduos tóxicos no lixo doméstico. No entanto, você pode localizar um centro de reciclagem na sua área. O Earth911.com fornece uma pesquisa prática para ajudá-lo a encontrar um local para descartar seus resíduos tóxicos.