O chá de verbasco é uma bebida medicinal feita a partir da planta de verbas comum, um membro da família dos figos. Mullein é uma erva daninha invasora nos Estados Unidos, onde facilmente ultrapassa arbustos nativos e flores silvestres e é difícil de erradicar. Apesar do impacto ecológico prejudicial da planta, o chá de verbasco é altamente considerado pelos praticantes folclóricos como um tratamento para uma variedade de doenças.
História O verbasco comum, ou Verbascum thapsus, é nativo da Europa e da Ásia. Os romanos antigos usavam plantas de verbasco como tochas e faziam a tintura de cabelo de suas flores amarelas. Aristóteles alimentou sementes de verbasco para pescar seu efeito narcótico, para ajudar na pesca. O verbasco comum chegou aos Estados Unidos com os puritanos, que usavam o chá de verbasco como remédio medicinal. No início do século XIX, o verbasco foi amplamente estabelecido na América. Hoje, cresce freqüentemente em solos perturbados, como campos abandonados, estradas e ferrovias. O mullein comum tem pelo menos 50 outros nomes, incluindo flanela de mendigo, tabaco do diabo, fluffweed, cajado de Júpiter, vela de mineiro e planta de veludo.
Esta planta bienal tem uma roseta de folhas verdes basais, que amadurecer para mais de 12 centímetros de comprimento. Fora da roseta cresce uma única haste vertical que pode atingir até 8 metros de altura. Folhas menores crescem no comprimento do caule. As folhas basais e caules têm pêlos macios e lanosos. De junho a setembro, flores amarelas em forma de pires florescem da seção superior do caule em cachos apertados. As flores dão lugar a cápsulas de frutas cheias de sementes castanhas. O verbasco comum tem uma raiz principal e um sistema radicular fibroso.
De acordo com o NYU Langone Medical Center, o mullein contém uma molécula de açúcar semelhante à cola chamada mucilagem que acalma a garganta e saponinas que soltam o muco. Um chá do remédio popular preparado a partir de folhas e flores verbasco trata alegadamente dores de garganta, congestão, tosse e asma. Mullein chá também tem propriedades adstringentes que, quando feitas em compressas, ajudam a aliviar a dor e inflamação das hemorróidas. Mullein combinado com óleo e outras ervas podem tratar infecções de ouvido. Não há nenhuma evidência científica significativa da eficácia destes remédios.
Receita
Os ingredientes para o chá de verbasco são folhas de verbasco e flores colhidas diretamente de um saudável planta ou comprado seco de um fitoterapeuta local. É necessário ter cuidado ao manusear as folhas, pois elas podem causar dermatite de contato. Os praticantes populares fazem uma mistura de chá de verbasco ao mergulhar seis folhas secas ou frescas e algumas flores em cinco xícaras de água fervida por cinco minutos. Coar o chá com um pedaço de gaze antes do consumo remove os pêlos de folhas de verbasco, o que pode irritar a garganta. O mel é um adoçante opcional.
Aviso
A Food and Drug Administration dos EUA afirma que as flores de verbasco são "geralmente reconhecidas como seguras" como uma substância usada em conjunto com alimentos aromatizantes. Embora o chá de verbasco seja um conhecido remédio popular para os sintomas do resfriado, o FDA não regula nem aceita o verbasco para esse uso, por isso sua segurança é desconhecida. A FDA lista o verbasco em seu banco de dados de plantas venenosas como veneno de peixe porque suas sementes contêm rotenona, uma toxina para peixes. As sementes não são seguras para uso no chá de verbasco. O NYU Langone Medical Center recomenda que você limite o uso de verbasco e não o use por longos períodos de tempo. Atualmente, não há estudos revisados por especialistas que verifiquem a eficácia do verbasco no tratamento de qualquer condição de saúde.