Antioxidantes combatem o estresse oxidativo no corpo. O estresse oxidativo tem sido associado ao câncer e outras doenças. Consumir alimentos ricos em antioxidantes pode ajudar na prevenção e tratamento de doenças. O chá da marca Lipton, que é produzido pelo conglomerado global Unilever, representa uma boa fonte de antioxidantes na dieta, assim como muitos chás. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, no entanto, as evidências sobre os efeitos de beber chá na prevenção do câncer são inconclusivas.
Todos os chás da planta Camellia sinensis - incluindo branco, verde, preto e oolong, mas não chás de ervas, contêm compostos polifenólicos chamados flavonóides. O chá é especialmente rico em uma classe de flavonóides chamados catequinas, que têm efeitos antioxidantes. O chá preto fornece menos catequinas do que o chá verde, embora o chá preto contenha outros flavonóides antioxidantes, incluindo theaflavins e thearubigins. Os tipos de compostos antioxidantes fornecidos por produtos de chá, como aqueles vendidos sob a marca Lipton, representam uma grande parte da ingestão de flavonóides da América; De acordo com o site Lipton da Unilever, cerca de 65,4% do total de flavonóides consumidos por adultos nos Estados Unidos são de chá.
A marca Lipton inclui uma variedade de produtos quentes, frios, instantâneos e prontos para consumo. Beber chás que contêm quantidades variadas de antioxidantes. No site da Lipton, a Unilever lista as contagens de flavonóides para alguns, mas não todos, chás Lipton. Em geral, os chás quentes fornecem mais antioxidantes do que os chás gelados e prontos para beber. O mesmo se aplica aos chás Lipton. Preparados em casa com água quente, Lipton Black Tea e Lipton Green Tea fornecem, respectivamente, 175 miligramas e 150 miligramas de flavonóides por porção. No entanto, Lipton Ice, pronto para beber LipChocolate PureSweat Unsweetened contém apenas 90 miligramas de flavonóides por porção, e outro de seus chás gelados, pronto para beber, Diet Green Tea com Mixed Berry Flavor, oferece 61 miligramas de flavonóides por
Enquanto você fornece menos antioxidantes do que variedades caseiras preparadas em casa, os chás pré-fabricados e fabricados a frio vendidos pela Lipton e outros fornecedores ainda são boas fontes de antioxidantes. De acordo com o "Reader's Digest", uma investigação do consumidor concluiu que os chás gelados engarrafados comercialmente e o chá gelado das misturas ainda continham "muito" antioxidante. De acordo com o site Lipton, as porções individuais de suco de cranberry e suco de laranja, respectivamente, contêm 52 miligramas e 33 miligramas de flavonóides na dieta - quantidades menores do que as fornecidas por alguns dos chás gelados engarrafados Lipton. Ao preparar o chá em casa, continuamente mergulhando o saquinho de chá à medida que se infiltra e acrescentando limão antes de beber, pode aumentar seu conteúdo antioxidante, de acordo com o "Reader's Digest". De antioxidantes, é importante que você não consuma muito, especialmente se você estiver bebendo um chá adoçado com açúcar ou tiver uma condição de saúde. O chá, e particularmente o chá gelado vendido comercialmente, pode ser uma importante fonte oculta de açúcar e calorias, levando ao ganho de peso e a problemas metabólicos. O chá também contém cafeína, que pode causar palpitações no coração, insônia, transtornos gastrointestinais e outros problemas quando consumidos em quantidades superiores a 300 a 400 miligramas por dia. Além disso, beber chás preto e verde pode inibir a absorção de ferro, o que pode representar riscos à saúde das pessoas com anemia ferropriva, segundo o Instituto Nacional do Câncer.