Se você quer melhorar a concentração, tente beber chá. Enquanto qualquer chá pode ajudar, as variedades brancas ou verdes podem ser as melhores. Todos os chás vêm da planta Camellia sinensis, diferindo apenas na forma como são colhidos e processados. Todos contêm o aminoácido L-theanine, que, de acordo com um artigo de maio de 2011 do Dr. David Blyweiss, promove o relaxamento e melhora o foco mental. No entanto, em um estudo de 2009 na Universidade Agrícola de Anhui, na China, publicado no "Journal of Food Composition and Analysis", os pesquisadores descobriram o máximo de L-teanina em chás branco e verde, sugerindo que pode ser a melhor escolha para melhorar a concentração. Consulte o seu médico antes de usar qualquer produto à base de plantas.
O chá promove um estado de alerta relaxado
Se você meditar, você está familiarizado com o estado relaxado de alfa. Indivíduos que ingerem L-theanine experimentam atividade de ondas cerebrais alfa, que é semelhante ao tipo de relaxamento e agilidade mental experimentado por meditadores, relata Blyweiss. Este estado descontraído, embora acordado, pode explicar por que os monges budistas descreveram em um jornal do Boston College de 2008 beber chá para ficar calmo e alerta durante longas horas de meditação.
L-teanina e cafeína promovem a concentração | Estudo realizado em 2008 na Northumbria University, na Inglaterra, pesquisadores relatam que os benefícios da L-teanina podem ser aumentados quando tomados com cafeína. Publicado no jornal "Biological Psychology", o estudo mostrou que, quando administrados simultaneamente com L-theanine e cafeína, os participantes estavam mais alertas, menos cansados e mais precisos ao concluir várias tarefas do que aqueles que receberam placebo. Uma vez que tanto o chá branco e verde também contêm cafeína, este estudo apoia ainda mais a sua utilidade na promoção da concentração.
Reduzir a ansiedade: Se você sofre de ansiedade, você sabe que pode prejudicar a sua capacidade de se concentrar de forma eficaz. Felizmente, tomando chá pode ajudar com essa condição. Blyweiss relata que a L-teanina é importante na formação de um neurotransmissor chamado GABA, que afeta a liberação de dopamina e serotonina. De acordo com o Dr. C. George Boeree, professor aposentado da Universidade de Shippensburg, o GABA "age como um freio aos neurotransmissores excitatórios que levam à ansiedade". Isso significa beber chá verde ou branco pode ajudá-lo a se concentrar, acalmando sua ansiedade.
Efeitos colaterais
O chá parece ter poucos ou nenhum efeito colateral para a maioria das pessoas. O Memorial Sloan-Kettering Cancer Center afirma que não há efeitos colaterais relatados de tomar L-theanine. No entanto, o consumo de grandes quantidades de chá verde pode causar náuseas, irritabilidade e dores de estômago em alguns indivíduos. Sempre consulte o seu médico antes de usar novas ervas.
, , ] ]