casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Óleos Essenciais para o Tratamento do Linfedema

O linfedema é uma condição crônica categorizada como primária ou secundária. O linfedema primário é uma doença hereditária, enquanto o linfedema secundário é causado por algum tipo de lesão nos vasos linfáticos, frequentemente observada em mulheres que foram submetidas a cirurgia para câncer de mama. Embora não exista cura para o linfedema, ele pode ser melhorado por meio de várias terapias. Aromaterapia, em combinação com outros tratamentos, tem atraído interesse nos últimos anos pelo impacto que pode ter na qualidade de vida das pessoas que sofrem de linfedema.

Identificação

O seu sistema linfático contém vasos e nós em todo o seu corpo. Os vasos linfáticos coletam fluido composto de proteínas, gorduras, água e resíduos de suas células e os filtram através dos gânglios linfáticos. Quando os vasos e os nós são danificados ou removidos, o fluido se acumula e causa edema anormal, geralmente nos braços ou nas pernas. Mulheres que passaram por cirurgia de câncer de mama, especificamente uma dissecção axilar que envolve a remoção de alguns ou todos os linfonodos do lado afetado, são suscetíveis ao linfedema, de acordo com a Rede Nacional de Linfedema. Aromaterapia é uma prática antiga que envolve o uso de óleos essenciais e é pensado para afetar ou melhorar o funcionamento do seu sistema imunológico. Agora uma forma popular de medicina alternativa, aromaterapia clínica usa as propriedades medicinais e terapêuticas dos óleos essenciais. Os óleos essenciais são reconhecidos há muito tempo por suas propriedades antibacterianas e antiinflamatórias, observa Jane Buckle. Eles são derivados de uma variedade de substâncias naturais, incluindo plantas, flores, raízes, folhas e casca, e são extraídos por destilação. Um óleo é classificado como essencial porque tem o aroma ou a essência distintivos da planta. Eles são pensados para melhorar o seu humor, afetando o sentido do olfato, considerado o mais primitivo dos cinco sentidos.

Tratamento para o linfedema

Tratamento para linfedema geralmente envolve drenagem linfática manual ou MLD, onde através de massagem suave realizado por um fisioterapeuta treinado, o fluido linfático é drenado da área afetada e retornado ao sistema circulatório. Esta técnica foi desenvolvida pelo médico dinamarquês Emil Vodder na década de 1930 e é por vezes referida como o método Vodder. MLD pode ser usado em combinação com uma roupa de compressão, que promove a drenagem natural do fluido e previne o inchaço. Mulheres que tiveram a cirurgia de câncer de mama podem ter que usar uma manga de compressão no braço afetado. Benefícios

Os óleos essenciais podem ser usados em combinação com tratamentos tradicionais para linfomadema para melhorar a qualidade de vida. Jane Buckle, em seu livro "Aromaterapia Clínica. Óleos Essenciais na Prática", sugere que alguns óleos podem desempenhar um papel no manejo do linfedema, embora não sejam prescritivos. Óleo de Passiflora incarnata ou flor de maracujá pode melhorar a elasticidade da sua pele, e óleo de lavanda pode ajudar a proteger o braço ou membro inchado da infecção devido às suas propriedades antifúngicas. Uma mistura de óleos essenciais também pode ser aplicada sob uma roupa de compressão ou bandagem para ajudar a manter o tecido macio.

Considerações

Óleos essenciais nunca devem ser usados em sua pele em sua forma não diluída, como eles podem causar irritação e talvez até uma reação alérgica. Eles são apenas para uso externo e nunca devem ser ingeridos. Se você está interessado em adicionar aromaterapia ao seu regime de tratamento, você deve consultar o seu médico ou fisioterapeuta e procurar um aromaterapeuta qualificado.

, , ] ]