Se você é como a maioria dos americanos, você precisa de pelo menos uma xícara de café todos os dias, provavelmente por causa da cafeína. Mas quando você corta essa cafeína - por qualquer motivo - você vai sentir os efeitos através de dores de cabeça, irritabilidade, falta de foco e até mesmo prisão de ventre.
Reduzir ou eliminar a cafeína não é uma tarefa fácil. Claro, existem as fontes óbvias de cafeína - café, chá, bebidas energéticas e uma série de bebidas carbonatadas -, mas também ocorre onde você não pode esperar, como em medicações para dor de chocolate e sem receita. Ele também pode aparecer sorrateiramente sob nomes de ingredientes alternativos, incluindo 1,3,7-trimetilxantina, noz de cola, chá verde, cacau, guaraná, erva-mate e cafeína anidra.
“Eu tenho vários pacientes tentando reduzir sua consumo de cafeína, e pode ser complicado reduzir a sua ingestão. ”diz Navya Mysore, MD, do One Medical Group, em Nova York. "Você pode começar a ter sintomas de abstinência dentro de horas sem consumir cafeína, e se você tiver várias xícaras por dia, seus sintomas de abstinência serão mais fortes do que se você tiver uma xícara por dia."
uma vez considerado não muito mais do que um incômodo irritante, agora é uma condição médica. Em 2013, o Manual Diagnóstico e Estatístico (DSM-5) introduziu o distúrbio relacionado à cafeína e a retirada da cafeína oficialmente reconhecida como diagnóstico legítimo.
Sintomas da abstinência de cafeína
Então, o que você pode esperar ao pular sua dieta? taça da manhã de joe? Aqui estão seis dos sintomas mais comuns de abstinência de cafeína e o que você pode fazer para superar a dor e o desconforto.
1. Uma dor de cabeça
Ah sim, a temida dor de cabeça de abstinência de cafeína. Nenhum choque aqui! Um dos sintomas mais comuns da abstinência de cafeína é uma dor de cabeça latejante. O motivo? A abstinência da cafeína provoca um "efeito colateral", diz o Dr. Mysore, e contrai os vasos sangüíneos no cérebro. Esses vasos sanguíneos estreitados são o que causa a dor de cabeça.
“Manter-se hidratado ajuda a prevenir ou reduzir os sintomas de abstinência. Se você está tendo dores de cabeça leves, então um analgésico de venda livre, como acetaminofeno ou ibuprofeno, pode ser útil, ”diz o Dr. Mysore.
2. Energia Diminuída
A cafeína funciona imitando os efeitos de adenosina, um composto produzido quando os neurônios em seu cérebro trabalham durante as horas de vigília. Quando você toma uma xícara de café, ela basicamente faz o seu corpo pensar que você está mais acordado do que você realmente está.
Naturalmente, isso significa que quando você corta a cafeína, esses receptores de adenosina vão para cair em algum momento e a cafeína não estará lá para aumentá-los artificialmente. Então, você vai se sentir muito mais letárgico até que seu corpo se ajuste.
3. Depressão, irritabilidade e ansiedade
Em 2015, pesquisadores chineses publicaram uma revisão no Australian &New Zealand Journal of Psychiatry e descobriu que o consumo de cafeína foi associado a um menor risco de depressão, particularmente quando os participantes consumiram entre 68 e 509 miligramas de cafeína por dia. Na verdade, eles determinaram que o risco de depressão diminuiu em 8% para cada xícara por dia que uma pessoa bebeu.
Então, o que isso significa quando você corta a cafeína? Seu risco de depressão aumenta, e isso é agravado pelo cansaço que você também está sentindo. Sem mencionar a irritabilidade causada pela abstinência de cafeína. Tendo em conta todos os outros sintomas, não é surpresa que uma pessoa que está demitir café ou refrigerante seja um pouco irritada. Embora a cafeína cause ansiedade, a abstinência de cafeína também está ligada à ansiedade. De fato, depressão e ansiedade são os distúrbios mais comuns relacionados à abstinência de cafeína.
4. Névoa Cerebral
A cafeína estimula a liberação de adrenalina, o que aumenta sua agilidade e concentração. Com essa liberação de adrenalina, seu cérebro deficiente em cafeína pode achar um pouco mais difícil se concentrar.
5. Sessões de treino difíceis - A cafeína é conhecida por aumentar o desempenho no exercício. Sem ele, seus treinos podem se sentir mais difíceis de passar e como você não está recebendo os resultados desejados.
Pesquisa publicada no Journal of Exercise em 2017 analisou o efeito da retirada de cafeína na altura do salto vertical de atletas. O estudo descobriu que após quatro dias de abstinência de cafeína, a altura do salto vertical diminuiu de 17,49 polegadas para 17 polegadas, e houve uma diminuição no tempo de reação e potência de saída.
Você também pode sentir o efeito em seus músculos, também, diz o Dr. Mysore. "Se você costuma tomar um expresso ou tomar café antes de se exercitar, pode sentir que seus músculos se sentem mais pesados ou doloridos depois sem aquela cafeína", diz ela.
6. Constipação
Um estudo de 2016 publicado no O European Journal of Sports Science analisou o efeito da cafeína sobre os atletas, descobrindo que ela teve um efeito moderado aumentado com o movimento do intestino mais baixo. Em outras palavras, isso fez com que os atletas fizessem cocô.
A razão por trás disso não é totalmente conhecida, mas pode ser porque a cafeína estimula os movimentos dos músculos do cólon. Enquanto café descafeinado tem um efeito semelhante, é muito mais forte com café com cafeína.
"As pessoas subestimam o quanto de um café gatilho pode ser para provocar um movimento intestinal", diz o Dr. Mysore. “Uma vez removido, seus movimentos intestinais diminuem a velocidade e você pode ficar constipado. Certifique-se de que você está hidratando e aumentando sua ingestão de fibras com frutas &veggies.
Como sobreviver à abstinência de cafeína
Então, quanto tempo dura a abstinência de cafeína? Em qualquer lugar entre dois a nove dias, de acordo com a Cleveland Clinic. E como você deve suportar a tempestade por uma semana enquanto seu corpo normaliza?
Para começar, em vez de ficar com o peru frio, corte devagar, talvez mudando primeiro para café descafeinado (que ainda tem um Um pouco de cafeína) ou eliminar uma bebida com cafeína por dia durante um período de dias. Quando você sai do peru frio, você corre o risco de retornar à cafeína quando sentir o peso dos sintomas de abstinência.
"Eu recomendaria muita água", diz o Dr. Mysore. "Manter-se hidratado ajuda a prevenir ou reduzir os sintomas de abstinência. Se você tiver dores de cabeça leves, um analgésico de venda livre, como paracetamol ou ibuprofeno, pode ser útil. É claro que muito descanso, exercícios e alimentação saudável sempre podem ajudar." sintomas de abstinência. "
Ela especificamente recomenda beber chá de açafrão e tomar um suplemento de complexo de vitamina B até que você tenha desmamado completamente a cafeína.
, , ] ]