Um baixo nível de sódio no sangue pode estar ligado ao uso excessivo de cafeína. Quando usada em grandes doses, a cafeína pode ter um efeito diurético em seu corpo. Isso pode causar o seu corpo a perder eletrólitos como o sódio, diminuindo seus níveis do mineral.
Cafeína
A cafeína é uma substância encontrada em uma variedade de alimentos e bebidas populares, de chocolate para refrigerantes para café. A cafeína ajuda a estimular o sistema nervoso, aumentando o estado de alerta e reduzindo a fadiga. Segundo a MayoClinic.com, uma dose entre 200 e 300 miligramas, ou o equivalente a cerca de 3 xícaras de café, é relativamente inofensiva na maioria das pessoas, embora alguns indivíduos sejam mais suscetíveis à cafeína.
Cafeína e Sódio
Baixo teor de sódio
Se o seu corpo perde muito sódio, você pode desenvolver uma condição chamada hiponatremia. A hiponatremia também pode se desenvolver a partir da perda de fluidos devido à transpiração excessiva de exercícios prolongados ou outras razões, vômitos extremos ou diarréia e doença renal. Os sintomas de hiponatremia incluem dor de cabeça, náusea, cãibras musculares, desorientação, fadiga e desmaio. Complicações como inchaço do cérebro, convulsões e danos cerebrais podem se desenvolver. Em casos graves e súbitos, esta condição pode resultar em morte.
Outros efeitos da cafeína
O uso excessivo de cafeína tem outros efeitos colaterais negativos, além de atuar como um diurético. Pode levar a insônia, nervosismo, inquietação, irritabilidade, dores de estômago, ritmo cardíaco elevado, tremores musculares e nervosismo. Esses efeitos colaterais geralmente se desenvolvem após doses diárias acima de cerca de 500 miligramas. No entanto, alguns indivíduos podem ser mais sensíveis, especialmente aqueles em certos medicamentos ou com distúrbios neurológicos específicos, como ataques de ansiedade. As mulheres grávidas também devem consumir cafeína com cautela.