casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

A cafeína ajuda a depressão?

A depressão está a caminho de se tornar o problema de saúde mundial mais comum até o ano 2020, segundo a PBS, com 8% dos adultos americanos sofrendo de depressão grave anualmente. A cafeína está prontamente disponível em bebidas populares, e seus efeitos físicos e mentais se opõem a alguns dos sintomas mais comuns da depressão.

Cafeína Definição

A cafeína é uma droga que pode ser produzida artificialmente ou encontrada naturalmente em certas sementes. e folhas de plantas, de acordo com o site da Nemours Teens Health. A substância é comumente encontrada em alimentos e bebidas como chocolate, chá, café, bebidas energéticas, refrigerantes e outros refrigerantes. A cafeína é um estimulador do sistema nervoso central que pode torná-lo alerta e, por vezes, melhorar o seu humor, com seus efeitos que duram até 6 horas.

Depressão Definição

A depressão é uma doença mental caracterizada por tristeza, desesperança, irritabilidade, falta de energia, problemas de sono, inquietação, aumento ou diminuição do apetite e problemas de concentração, de acordo com o site de saúde mental do Guia de Ajuda. Esse problema é tratado de várias maneiras, como grupos de apoio, terapia e medicação, dependendo da gravidade. Medicamentos de depressão são prescritos por médicos, mas você pode se auto-medicar com cafeína por causa de seus efeitos de elevação do humor e fácil disponibilidade em bebidas comuns. A automedicação com cafeína ou outras drogas é potencialmente perigosa, de acordo com a PubMed Health, porque a depressão aumenta o risco de desenvolver vício em drogas e álcool.

Benefícios da cafeína

Estudos mostraram que a cafeína causa efeitos que neutralizam diretamente sintomas de depressão. A depressão é frequentemente caracterizada por uma concentração deficiente e um mau humor. Um estudo de 2009 com 118 jovens adultos da Escola de Psicologia da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, mostrou que aqueles que mascavam chiclete contendo cafeína estavam mais atentos às tarefas e tinham um humor melhor do que aqueles que receberam um placebo. A quantidade de cafeína na gengiva foi inferior a 40 miligramas. A cafeína pode piorar a depressão por causa de seus efeitos físicos, alerta um relatório da Universidade do Estado de Kansas. Tanto a depressão como a cafeína causam problemas em cair e permanecer adormecidas. A falta de descanso adequado piora seus sintomas de depressão, e um estudo de 2004 de voluntários privados de sono no departamento de psicologia da Universidade Nacional da Irlanda mostrou que consumir cafeína enquanto está cansado faz com que seu humor se deteriore ainda mais. A cafeína causa sintomas de abstinência se você parar de beber de repente depois de consumi-la regularmente, inclusive exacerbando a depressão. Cortar a cafeína abruptamente também causa problemas semelhantes aos da depressão, como irritabilidade, e pode desencadear fadiga e dores de cabeça, mesmo se você não tiver problemas mentais pré-existentes.