casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Quantos miligramas de cafeína deve-se ter em um dia?

A cafeína é um ingrediente comum em grande parte da comida e da bebida que as pessoas consomem. Alguns usam a cafeína para ajudar a começar o dia, enquanto outros a usam para combater a sensação lenta da tarde. Esta substância amarga acrescenta um sabor dinâmico à comida e bebida e tem uma série de efeitos sobre o seu metabolismo. Certifique-se de não consumir mais cafeína do que o recomendado para evitar a dependência ou potenciais efeitos colaterais à saúde.

Cafeína

A cafeína é um estimulante natural encontrado em várias plantas. Este composto cristalino alcalóide cria um sabor amargo e pode aumentar o seu estado de alerta, bem como fornecer um impulso de energia. A cafeína é normalmente encontrada no café, chá, chocolate, refrigerante e certos medicamentos. É absorvido pelo seu corpo rapidamente e viaja para o cérebro após a absorção. Aqui, interage com o sistema nervoso central e afeta o seu humor e nível de energia. Algumas pessoas bebem cafeína para ajudar a aliviar dores de cabeça, assim como a sonolência e a fadiga. Vários analgésicos contêm cafeína como um ingrediente ativo.

Adultos saudáveis

Um intervalo seguro para a ingestão diária de cafeína é entre 200 a 300 miligramas para adultos saudáveis. Isso equivale a aproximadamente duas a quatro xícaras de café fresco. Nenhuma quantidade específica de cafeína por dia pode ser recomendada, pois cada indivíduo reage de maneira diferente aos efeitos da cafeína. Alguns são mais sensíveis e ficam nervosos mesmo depois de consumirem pequenas quantidades. Se você sentir os efeitos da cafeína depois de apenas uma ou duas xícaras de café, você deve reduzir sua ingestão diária para evitar a formação de uma dependência.

Mulheres grávidas

Se você está grávida, você pode seguramente consumir entre 150 e 300 miligramas por dia de cafeína. Estudos realizados sobre os efeitos da cafeína e sua relação com abortos produziram resultados variados. O "American Journal of Obstetrics and Gynecology" relatou em um estudo de 2008 que concluiu que as mulheres que consomem 200 miligramas ou mais de cafeína diariamente são duas vezes mais propensas a ter um aborto espontâneo; no entanto, de acordo com outro estudo divulgado pela "Epidemiology", as mulheres grávidas que consumiram entre 200 e 350 miligramas de café por dia não apresentaram risco aumentado de aborto espontâneo. Essas diferenças nos resultados do estudo levaram a March of Dimes a pedir mais pesquisas. Ele recomenda que as mulheres grávidas limitem sua ingestão de cafeína a 200 miligramas por dia.

Adolescentes

Segundo a KidsHealth.org, os adolescentes devem limitar seu consumo diário de cafeína a 100 miligramas. As crianças devem beber ainda menos, se houver alguma. Alguns adolescentes recorrem à cafeína para ajudá-los a ficar acordados durante as longas noites de estudo ou a acordar de manhã para as aulas. Embora a cafeína com moderação seja considerada segura para adolescentes, apenas 100 miligramas de cafeína por dia podem levar à dependência. Uma dependência pode resultar em sintomas de abstinência se seu corpo não for abastecido com a cafeína que está acostumada a receber. Suas sensibilidades pessoais em relação à cafeína devem determinar se 100 miligramas por dia são seguros ou muito. , , ] ]