A cafeína, um estimulante psicomotor encontrado em muitas bebidas, está presente em muitos estimulantes pré-treino. Usada sozinha, a cafeína atua para aumentar a atividade do sistema nervoso central, e esse aumento pode levar a um aumento no desempenho. A cafeína também possui propriedades ligeiramente viciantes, e algumas pessoas experimentam sintomas de abstinência depois de interromper o uso prolongado. Consulte um profissional de saúde antes de usar qualquer suplemento pré-treino.
Cafeína
A cafeína, mais comumente consumida como um produto do cafeeiro, pode ser encontrada em muitos outros tipos de plantas. A cafeína é comumente encontrada em refrigerantes, chás e bebidas energéticas. Alguns produtos podem não listar a cafeína como ingrediente, mas listar outras plantas que produzem cafeína, como o guaraná, que é tão rico em cafeína quanto o café. A cafeína também é comumente encontrada em estimulantes pré-treino, principalmente pelo efeito estimulante. A cafeína também pode ser visto em suplementos de queima de gordura.
Velocidade e Potência
Os efeitos estimulantes da cafeína resultam em ser um suplemento pré-treino eficaz. Resistência a curto prazo e desempenho podem aumentar após a suplementação de cafeína. Em um estudo publicado no "Jornal de Medicina Esportiva e Aptidão Física" em dezembro de 2010, a suplementação de cafeína antes da corrida melhorou o tempo de sprint em todos os participantes do estudo. Em um estudo de janeiro de 2011 no "Journal of Strength and Conditioning Research", a suplementação de cafeína pré-treino melhorou a resistência muscular e a capacidade de completar repetições no supino.
Endurance
Cafeína ingerida antes do treino pode melhorar a resistência a longo prazo. Uma revisão de 21 estudos foi publicada na edição de fevereiro de 2011 do "International Journal of Nutrition Sport and Exercise Metabolism". Após a revisão dos estudos, os pesquisadores concluíram que, em todos os estudos de resistência, a suplementação com cafeína mostrou uma melhoria acentuada. No entanto, nem todos os efeitos da cafeína são positivos.
Perigos
A continuação do uso prolongado de cafeína pode levar ao vício, e o término do uso pode apresentar sintomas de abstinência. Como os usuários habituais de cafeína desenvolvem rapidamente uma tolerância, se você continuar a usar a cafeína como estimulante, a eficácia diminui com o tempo. Isso pode levar à dependência e à dependência de longo prazo, conhecida como cafeinismo, que pode se manifestar como mau humor, ansiedade, insônia e espasmos. Os sintomas de abstinência incluem dor de cabeça, náusea, irritabilidade, sonolência e possivelmente dor nas articulações. Os sintomas de abstinência normalmente atingem o pico em 48 horas e diminuem gradualmente.