A cafeína é uma droga que altera a mente, comum em alimentos e bebidas. Enquanto a maioria das pessoas está familiarizada com o zumbido e com os sentimentos de alerta que imediatamente seguem uma xícara de café, nem todos entendem as complexas reações biológicas que a cafeína provoca no corpo. A cafeína é absorvida no corpo muito rapidamente, e pode ter um efeito imediato sobre o sistema nervoso central.
Cafeína e o corpo
A cafeína é rapidamente absorvida pelo corpo e é imediatamente distribuída ao cérebro, de acordo com para o Medline Plus. Ao contrário de alguns produtos químicos, a cafeína não se acumula na corrente sangüínea ou em outras partes do corpo, mas é excretada na urina em poucas horas após o consumo. À medida que a cafeína passa pelo cérebro, os sinais são enviados para as glândulas supra-renais que os levam a bombear os hormônios do estresse pelo corpo, imitando uma resposta de luta ou fuga.
Determinando uma velocidade exata ou o tempo para a absorção de cafeína é difícil devido a fatores individuais como idade, peso corporal, sensibilidade à cafeína e dieta. No entanto, de acordo com o site da ABC, as mulheres metabolizam cafeína a uma taxa de 20 a 30% mais rápida que os homens. À medida que o sangue transfere a cafeína do trato gastrointestinal para o cérebro, aumenta a taxa metabólica total, atingindo sua concentração máxima dentro de uma hora de consumo.
Embora a cafeína esteja amplamente disponível em produtos que vão desde refrigerantes para chocolate e café, o site da Teen's Health recomenda limitar sua dose para 300 miligramas por dia. Como a cafeína começa a estimular o sistema nervoso central, sentimentos de consciência, energia e humor elevado podem ocorrer com freqüência, seguidos por uma queda de energia e cansaço. Devido às suas propriedades viciantes, a cafeína pode formar dependências e vícios em indivíduos que consomem 100 miligramas por dia, levando a sintomas de abstinência como cansaço, irritabilidade e dores de cabeça.
Reduzir o risco de sintomas negativos, limitando sua ingestão de cafeína e nunca beber bebidas com cafeína com o estômago vazio. Se você acha que pode ser dependente de cafeína, converse com seu médico sobre alternativas saudáveis para seus hábitos alimentares e de consumo.