Provigil, uma marca do medicamento prescrito modafinil, trata a sonolência excessiva. Como a cafeína, ela funciona alterando as substâncias químicas no cérebro que controlam o sono e a vigília. Embora a cafeína não é conhecida por interagir negativamente com este medicamento, converse com um médico se você tiver dúvidas ou preocupações específicas sobre os dois juntos.
Interação
A cafeína não é conhecida por interagir negativamente com Provigil. No entanto, é possível que exista uma interação desconhecida entre as duas drogas. Além disso, como o Provigil e o modafinil são agentes promotores da vigília, é possível que os efeitos estimulatórios das duas drogas sejam intensificados ou aumentados quando tomados em conjunto. Se você tiver qualquer reação incomum depois de tomar Provigil e cafeína juntos, ligue para o seu médico.
Efeitos colaterais
Porque Provigil e cafeína ambos trabalham para estimular o sistema nervoso central para promover a vigília, muitos dos efeitos destes duas drogas são as mesmas. Efeitos colaterais potenciais de qualquer uma das drogas incluem nervosismo, ansiedade, insônia, tontura, dores de cabeça e desconforto gastrointestinal. O risco de sofrer esses efeitos colaterais aumenta proporcionalmente à quantidade que você recebe. Quanto maior a quantidade de Provigil ou cafeína, maior a probabilidade de você ter efeitos colaterais. Provigil também tem alguns efeitos colaterais potencialmente graves, embora menos comuns. Estes incluem dor no peito, dificuldade em respirar, batimentos cardíacos anormais, depressão, ansiedade severa, alucinações, mania, agressão ou pensamentos de suicídio. Chame um médico imediatamente se tiver algum destes efeitos colaterais graves ao tomar este medicamento.
Considerações
Um estudo publicado na edição de janeiro de 2002 da "Psychopharmacology" sugere que Provigil e cafeína são igualmente eficazes em melhorar alerta e desempenho durante a privação de sono. Embora o Provigil esteja disponível apenas com receita médica, a cafeína é amplamente disponível e barata. Por causa disso, a cafeína pode ser uma opção mais adequada para algumas pessoas. Sempre converse com seu médico para decidir qual é o mais adequado para sua situação.
Aviso: Embora a cafeína e o Provigil não interajam negativamente um com o outro, eles podem reagir com outros medicamentos ou suplementos. Provigil pode diminuir a eficácia dos contraceptivos hormonais. Também pode interagir com toranja, sumo de toranja, anticoagulantes, antidepressivos, antifúngicos, medicamentos anticonvulsivantes, inibidores da MAO e inibidores selectivos da recaptação da serotonina. A cafeína pode interagir com alguns antibióticos, teofilina e Echinacea. Sempre informe todos os seus medicamentos e suplementos atuais a um médico antes de tomar Provigil ou cafeína.
, , ] ]