Cafeína
A cafeína é um estimulante que ocorre naturalmente em vários alimentos e bebidas. Alimentos e bebidas comuns com cafeína incluem chocolate, café, chá, nozes de cola e refrigerantes. A cafeína também está disponível em forma de suplemento para alerta mental e ajudando você a ficar acordado. Alguns medicamentos para aliviar a dor contêm cafeína para tornar a droga que alivia a dor mais eficaz. A cafeína afeta o sistema nervoso central e pode causar vários efeitos colaterais, como sonolência, irritabilidade e nervosismo. Pare de usar cafeína se você desenvolver quaisquer reações adversas.
Fezes soltas
Fezes frouxas pode ser um sinal de diarréia. Se você tiver evacuações frequentes que são lacrimejantes e soltas, você provavelmente tem diarréia. A diarréia é um sintoma preocupante, pois pode levar rapidamente à desidratação. Fezes soltas são um efeito colateral comum de ingerir muita cafeína. Se você perceber que seus lábios, boca ou pele estão ressecados, você se sentir cansado e com muita sede, chame seu médico porque você pode estar desidratado.
Eliminação Dieta
Reduza a quantidade de cafeína ingerida diariamente para ver se isso ajuda a diminuir a diarréia. Uma vez que seus movimentos intestinais retornem ao normal, adicione uma pequena quantidade de cafeína para ver como seu corpo reage. Mantenha um registo da quantidade de cafeína que bebe diariamente e como isso afecta os seus movimentos intestinais.
Alergia e Intolerância
As fezes moles podem não estar directamente relacionadas com a ingestão de cafeína, mas podem ser o resultado de um ou mais dos ingredientes no produto que contém cafeína. Por exemplo, a maioria das pessoas adiciona creme ao café ou come produtos de chocolate que contêm leite, nozes e proteínas de soja. Se você é alérgico a qualquer ingrediente da comida ou bebida que contenha cafeína, você desenvolverá diarréia e outros sintomas sistemáticos poucos minutos depois de ingerir o produto, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. A intolerância à lactose é um distúrbio digestivo comum, no qual o sistema digestivo não consegue digerir o açúcar do leite, o que causará diarréia.