casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Os efeitos da cafeína em estudantes

A cafeína é a droga mais usada nos Estados Unidos, explica a Universidade Brigham Young de Idaho. Encontrado em cafés, chás, bebidas energéticas e chocolates, o consumo de cafeína também é muito popular entre os estudantes, tanto como um suplemento de lazer quanto como auxílio de estudo. Esse consumo pode ter vários efeitos, tanto positivos quanto negativos, nos alunos.

Maior alerta ...

Um efeito positivo da cafeína nos alunos é um aumento temporário no estado de alerta, permitindo que os alunos mantenham o foco enquanto estudam . A cafeína funciona em seu brian, bloqueando a função de uma substância química chamada adenosina. A Universidade de Bristol explica que a adenosina no cérebro age como um depressor e induz a sonolência quando se liga a receptores nas células cerebrais. Esta ligação induz a sonolência e fadiga, levando a uma diminuição da clareza mental. Como a cafeína impede a ligação da adenosina ao seu receptor, a ingestão de cafeína aumenta a sensação de alerta mental. Como resultado, a ingestão de cafeína pode fornecer um impulso temporário às suas habilidades de estudo como estudante.

Horas de sono irregulares

Um efeito negativo da cafeína nos alunos é que ela promove padrões irregulares de sono. Se você tem um horário de aula, trabalho ou estudo que difere de um dia para outro, talvez você já tenha um horário de sono variável. Usar a cafeína como auxílio de estudo, especialmente à tarde ou à noite, pode levar a efeitos prejudiciais em seu ciclo de sono, relata a Universidade do Colorado. A cafeína ingerida antes da cama pode inibir sua capacidade de adormecer, além de diminuir a qualidade do sono que você consegue. Para evitar esse efeito negativo da cafeína, abstenha-se de usar cafeína durante as sessões de estudo noturnas e não ingerir cafeína dentro de quatro a seis horas depois de dormir.

Dependência de cafeína

O estudante pode desenvolver dependência de cafeína. Se você usa regularmente cafeína como uma ajuda de alerta ao fazer lição de casa ou assistir às aulas, seu corpo pode desenvolver uma dependência do medicamento. A Universidade Brigham Young, em Idaho, explica que a dependência da cafeína pode levar a sintomas de abstinência, incluindo dores de cabeça, irritabilidade, depressão e incapacidade de pensar claramente, se você não consumir cafeína. Você pode ajudar a prevenir a dependência de cafeína, limitando sua ingestão a uma xícara de café por dia ou mudando para café e bebidas descafeinados.