O chá de hortelã é uma bebida medicinal feita a partir das folhas e dos topos floridos da planta de hortelã. Ao contrário dos chás feitos a partir da planta do chá camellia sinensis - como o chá verde - o chá de hortelã não contém cafeína. Embora não tenham sido realizados estudos clínicos sobre a interação entre o chá de hortelã e a cafeína, doses moderadas de ambas as substâncias provavelmente não causarão uma reação negativa.
De acordo com um estudo publicado em uma edição de 2010 "Pesquisa em Fitoterapia", o chá de hortelã pode ter um efeito anti-andrógeno significativo em indivíduos que sofrem de síndrome do ovário policístico. Um dos efeitos colaterais desta condição é o hirsutismo, um problema cosmético e psicológico causado pelo aumento dos níveis de andrógenos e outros hormônios sexuais masculinos em mulheres. Como a hortelã-pimenta e outras plantas da família das mentas, a hortelã também pode aliviar o desconforto digestivo, embora esse efeito não tenha sido estudado clinicamente. Além de seus usos medicinais, o chá de hortelã também é consumido por seu sabor e aroma mentolado.
Hortelã e cafeína
Tanto a hortelã quanto a cafeína têm um efeito estimulante sobre o sistema nervoso. De acordo com um relatório publicado no site da FDA, a hortelã pode ter um efeito benéfico na circulação de energia. A cafeína tem um efeito muito mais pronunciado sobre os sistemas nervoso central e simpático, e pode estimular a produção de hormônios do estresse depois de consumir 100 a 200 miligramas de cafeína. Uma das razões pelas quais a cafeína é considerada tão potente é seus efeitos inibitórios sobre receptores de fadiga chamados adenosina. Como resultado da cafeína no cérebro, esses receptores são impedidos de causar sintomas de sonolência e sonolência, resultando em um atraso total nas sensações de fadiga.
Interações
Não há interações conhecidas entre o chá de hortelã eo cafeína encontrada em bebidas e alimentos. Segundo o Guia de Saúde “The New York Times”, tanto a cafeína quanto a hortelã podem causar um agravamento da pirose e outros sintomas da doença do refluxo gastroesofágico. Como o chá de hortelã, a hortelã pode ser adicionada aos chás verdes ou pretos para formar uma bebida cafeinada aromática. Leve a moderada ingestão de chá de hortelã e cafeína não é susceptível de causar quaisquer efeitos adversos ou interações.
Precauções
O site BreastCancer.org inclui hortelã entre sua lista de ervas contendo estrogênio. Indivíduos que sofrem de desequilíbrio hormonal, dominância de estrogênio, mama ou outros cânceres devem evitar tomar hortelã sem a aprovação de um médico. Embora a cafeína seja geralmente considerada segura quando mantida em doses diárias de 300 miligramas, alguns indivíduos podem apresentar efeitos desagradáveis, como mal-estar estomacal, irritabilidade, ansiedade, tremores musculares e aceleração da frequência cardíaca após o consumo de cafeína.