A cafeína ingerida com moderação pode ajudar a melhorar a memória, a concentração e o desempenho cognitivo, e tudo isso pode definitivamente ajudar os alunos a serem mais bem-sucedidos na escola. O café também ajuda a combater o cansaço que às vezes acompanha as aulas da madrugada; também produz uma sensação de alerta que pode ajudar os alunos a prestar atenção e a reter mais durante os períodos de aula e estudo. A palavra-chave é "moderação". Demasiada cafeína causa efeitos colaterais desagradáveis que interferem com a concentração, incluindo tremores musculares, ansiedade e sentimentos nervosos.
Quantidade Recomendada
Os alunos podem fazer melhor na escola quando aderem a a quantidade recomendada de cafeína. De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, 250 mg de cafeína por dia representa uma quantidade segura. Isso é o equivalente a três 8 oz. copos de café. Qualquer coisa acima de 600 mg de cafeína por dia - o equivalente a quatro ou mais xícaras de café - o MayoClinic.com considera uma quantidade insegura.
A cafeína tende a melhorar a memória, de acordo com um estudo de 2009, um efeito altamente desejável para os alunos que estudam para os exames. Pesquisadores da Universidade de Hamline, em Minnesota, descobriram que os estudantes universitários obtinham notas mais altas em um teste de recordação depois de ingerirem cafeína em comparação com seus colegas que receberam um placebo. Os resultados foram publicados na revista "Relatórios psicológicos".
Bebidas energéticas
As bebidas energéticas parecem influenciar positivamente o desempenho cognitivo e, portanto, podem ser úteis aos alunos. Um estudo de 2004 conduzido por pesquisadores do Reino Unido e publicado na revista “Appetite” demonstrou que a combinação de cafeína e glicose encontrada em bebidas energéticas melhorou o desempenho dos participantes do estudo em várias tarefas desafiadoras. Mais uma vez, a moderação é o objetivo. Algumas bebidas energéticas contêm uma quantidade significativa de cafeína - até 140 mg por dose - por isso não bebem mais do que duas por dia.
Aviso
Os efeitos secundários negativos associados a demasiada cafeína podem comprometer o desempenho cognitivo. Estes incluem ansiedade, inquietação, sentimentos nervosos, dores de estômago, cólicas estomacais, tremores musculares, irritabilidade e ritmo cardíaco acelerado, o que tornará extremamente difícil concentrar-se no trabalho escolar. Além disso, a cafeína é um diurético, então muito disso pode causar desidratação e dores de cabeça. Vários medicamentos e suplementos comuns podem interagir negativamente com a cafeína, incluindo antibióticos e equinácea.