Encontrada no café, chá, colas, chocolate e alguns medicamentos, a cafeína é considerada segura para adultos - excluindo mulheres grávidas e em idade fértil - quando consumidas com moderação; ou abaixo de 400mg por dia, informa a Health Canada. No entanto, porque cada pessoa responde de forma diferente à cafeína, pode ter efeitos positivos e negativos na saúde. Os fatores que o tornam mais sensível aos efeitos negativos incluem consumir cafeína, massa corporal, idade, hábitos de fumar, uso de drogas ou hormônios, estresse, condições de saúde e ser do sexo masculino, afirma Health Scout. Os efeitos da cafeína podem começar assim que 15 minutos após a ingestão, diz o Health Scout. Embora a maioria das pessoas saiba que a cafeína ajuda como um impulso energético, aliviando a fadiga e a sonolência, absorver demais pode ter efeitos indesejados. MedlinePlus diz que o excesso de cafeína pode causar nervosismo ou tremores musculares, inquietação e até ansiedade. Para aqueles que são mais sensíveis à cafeína, esses efeitos negativos podem ocorrer com quantidades menores.
Sono insatisfatório e insônia
Porque a cafeína permanece no corpo por horas - aproximadamente metade é eliminada nos primeiros seis primeiros horas - tomar cafeína tarde demais no dia pode prolongar o tempo necessário para passar do sono precoce para o sono profundo. Portanto, beber café para eliminar a sonolência do meio-dia também pode levá-lo a ficar acordado às 10 da noite, informa o Health Scout. Beber mais do que a quantidade diária recomendada agrava esses efeitos.
Aumenta a frequência cardíaca
Nenhum estudo vinculou o uso de cafeína à doença cardiovascular. No entanto, a cafeína é conhecida por elevar a frequência cardíaca. Este efeito pode ser importante notar para os usuários propensos à ansiedade.
Intoxicação por Cafeína e Dependência
A cafeína é, por definição, uma droga, trabalhando como um estimulante do sistema nervoso central. Como resultado, pode ser tóxico em grandes quantidades. MedlinePlus diz que para aqueles que são viciados, retirada abrupta pode causar dores de cabeça, sonolência, irritabilidade, náuseas, vômitos e outros sintomas.
Outros efeitos
Em alguns casos, a cafeína é conhecida por causar problemas gastrointestinais. e dores de cabeça, diz a Clínica Mayo. Sem o equilíbrio adequado de cálcio, o uso a longo prazo da cafeína pode afetar a saúde dos ossos - por exemplo, a densidade óssea e o risco de fraturas. Mais importante, a cafeína pode interagir com muitos medicamentos, por isso o Health Scout recomenda consultar o seu médico ou farmacêutico antes de tomar novos medicamentos. A cafeína provou para alguns como um tratamento eficaz para enxaquecas. Como diurético, a cafeína pode causar micção excessiva. Também funciona como um supressor de apetite leve.