O cardamomo é um estimulante leve, mas não chega nem perto de ser tão forte quanto a cafeína. Pessoas sensíveis podem sentir seus efeitos estimulantes, mas a maioria das pessoas aproveitará mais o cardamomo ao apreciar seu sabor na culinária indiana ou do Oriente Médio, ou seu perfume em perfumes e aromaterapia. Antes de usar o cardamomo para tratar qualquer problema de saúde, consulte seu médico.
Origens
Cardamomo, cujo nome em latim é Elletaria cardamomum, é um membro da família do gengibre. A planta é nativa do sul da Índia e também cresce na China e no sudeste da Ásia. As plantas com folhas roxas podem atingir 20 pés de altura. Seedpods são colhidos e secos para uso em culinária e medicamentos tradicionais. Tanto a medicina chinesa quanto o sistema ayurvédico indiano incorporam o cardamomo.
Um estimulante chamado cineole
O cardamomo recebe sua reputação de estimulante suave do cineol, substância que estimula o sistema nervoso central. Aficionados afirmam que aguça o pensamento, ajuda na digestão, melhora a vitalidade e aumenta a circulação, embora não haja pesquisa clínica apoiando essas alegações. Cineole também é um anti-séptico que mata as bactérias que causam mau hálito.
Um afrodisíaco
Relacionado à sua alegação como estimulante, os romanos antigos, gregos, árabes e egípcios elogiaram os poderes afrodisíacos do cardamomo. A especiaria foi incorporada em poções de amor e mencionada nas Mil e Uma Noites. Algumas culturas orientais ainda consideram cardamomo como uma defesa contra a impotência.
Outros benefícios de saúde Cardamomo é usado em misturas de ervas de várias maneiras. É considerado um benefício para quem sofre de bronquite e asma, pois melhora a circulação para os pulmões. Algumas pessoas o usam para limpar a bexiga e os rins e para desintoxicar da cafeína. Na medicina chinesa, o tempero está associado ao estômago e aos pulmões e é usado para deter a diarréia e o vômito, especialmente em crianças. As mulheres grávidas podem achar útil para aliviar a doença de manhã.
Cozinhar com cardamomo
Tente incorporar o cardamomo em pratos doces e salgados. Os índios usam as vagens moídas em caril. Os árabes o usam para dar sabor a café, juntamente com açúcar, açafrão e cravo. O cardamomo é um bom complemento para o pudim, bolos e creme brulee.
, , ] ]