casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

A cafeína afeta o atenolol?

A cafeína é uma substância comumente consumida e faz parte da dieta de muitas pessoas. Atenolol está em uma classe de medicamentos chamados beta-bloqueadores, muitas vezes prescritos para uma variedade de condições cardíacas. A cafeína pode ter um efeito direto sobre este medicamento. Além disso, pode contribuir para outros problemas de saúde para os usuários de beta-bloqueadores, incluindo azia e superaquecimento.

Cafeína

A cafeína é uma substância amarga encontrada em todos os cafés não descafeinados, muitos tipos de chás, esportes bebidas, colas e outros refrigerantes. Mesmo uma xícara de chocolate quente ou uma barra de chocolate contém uma pequena quantidade de cafeína. Apreciada com moderação, a cafeína serve como um estimulante suave que pode aumentar sua energia e ajudar a mantê-lo alerta. Demasiada cafeína, no entanto, pode causar sintomas como um batimento cardíaco irregular, nervosismo e insônia.

Atenolol

Atenolol, também vendido sob a marca Tenormin, é um beta-bloqueador, uma classe de drogas muitas vezes usado para tratar angina, insuficiência cardíaca congestiva ou pressão alta. Também é por vezes utilizado para tratar arritmia. Essas drogas funcionam contrabalançando os efeitos da adrenalina em seu coração, o que significa que o músculo cardíaco não precisa trabalhar tanto. Medicamentos beta-bloqueadores, como o atenolol, também podem bloquear impulsos que causam um ritmo cardíaco anormal. Você deve tomar este medicamento na mesma hora todos os dias, e com um copo cheio de água.

Interações

A cafeína pode diminuir os efeitos dos bloqueadores beta, como atenolol, de acordo com o site do Instituto do Coração Texas. Por esse motivo, aqueles que tomam atenolol devem evitar o café e outros alimentos e bebidas que contenham cafeína. Outra razão para pensar duas vezes antes de beber ou comer substâncias que contêm cafeína com atenolol é que as drogas betabloqueadoras estão entre aquelas que podem enfraquecer o esfíncter esofágico inferior, contribuindo para a azia e a DRGE, ou doença do refluxo gastroesofágico. Como o café e outras bebidas cafeinadas podem irritar o revestimento do estômago, sua ingestão pode piorar os sintomas desconfortáveis ​​da DRGE, como sensação de queimação no peito, arrotos, náuseas ou vômitos.

Considerações Especiais

Outra preocupação quando tomar atenolol é o seu potencial para interromper a capacidade natural do corpo para ajustar a mudanças de temperatura. Em temperaturas quentes, seu corpo responde aumentando o fluxo sanguíneo para a pele para que o calor possa ser liberado através da transpiração. Como uma droga beta-bloqueadora pode reduzir a capacidade do seu coração de bombear mais sangue para a pele, em temperaturas altas você pode estar sob maior risco de superaquecimento ou ficar tonto ou desmaiar. Café, colas e outras bebidas contendo cafeína devem ser evitados pelos usuários de atenolol, especialmente durante o tempo quente, uma vez que podem contribuir potencialmente para a desidratação.