O corpo humano contém dois terços de água. Se você não ingerir líquidos suficientes ou perder mais líquidos do que seu corpo precisa para funcionar normalmente, ficará desidratado. A sabedoria convencional diz há anos que a cafeína é mantida no mínimo, em parte para evitar a desidratação. Embora não seja falsa, a capacidade de desidratação da cafeína tem sido exagerada.
Mito Moderno
Especialistas médicos alertam há anos que a cafeína é um diurético forte. A noção que muitos acreditam é que, ao beber bebidas cafeinadas como café, chá e colas, você precisará urinar com tanta freqüência que pode ficar desidratado se não for cuidadoso.
Efeito Diurético
A cafeína parece tem efeito diurético somente quando consumido em excesso. Uma quantidade excessiva é mais do que 500 a 600 mg por dia, ou o equivalente a entre quatro e sete xícaras de café por dia, de acordo com MayoClinic.com.
Moderação
Em moderação, a cafeína é tão forte diurético como água. Várias investigações comparando cafeína com água ou um placebo raramente notaram um aumento no volume de urina, de acordo com uma revisão de junho de 2002 de "10 estudos anteriores liderados por cientistas da Universidade de Connecticut". Causas de desidratação
Embora a cafeína não pareça desidratar, outras coisas podem. Vômitos e diarréia, como aqueles que ocorrem com um problema estomacal, podem esgotar suas reservas de água, assim como suplementos dietéticos como laxantes ou diuréticos que prometem ajudar você a perder peso. É importante estar ciente dos sinais de desidratação e tomar precauções. para evitar a desidratação e repor os líquidos.