A piper methysticum, mais conhecida como kava, é uma erva com propriedades sedativas. Ele tem sido usado durante séculos nas Ilhas do Pacífico como uma bebida alcoólica e é valorizado hoje por seus efeitos relaxantes. A cafeína - um estimulante comum encontrado no café, chá e chocolate - pode ser combinada com kava para seus efeitos de aumento de energia. Compreender os efeitos individuais e combinados da kava e da cafeína permite que você obtenha o maior benefício de cada suplemento.
Tanto a kava quanto a cafeína estão disponíveis em muitas formas diferentes. Nas ilhas do Pacífico, a kava é transformada em chá e consumida tradicionalmente como bebida alcoólica. Hoje, é vendido sob a forma de comprimidos, pós e tinturas e é frequentemente usado como um suplemento para condições como ansiedade e insônia.
A cafeína ocorre naturalmente no chá, grãos de café, grãos de cacau e ervas como a erva-mate. e guaraná. Também é adicionado a muitas bebidas energéticas, refrigerantes e uma variedade de drogas como anti-histamínicos e medicamentos para a dor de cabeça.
Embora o mecanismo exato de ação da kava não seja conhecido, acredita-se que funcione estimulando a liberação de GABA - um neurotransmissor associado ao tônus muscular e relaxamento. Por essa razão, a kava às vezes é usada para aliviar a ansiedade. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, o extrato de kava é superior ao placebo para tratar sintomas de ansiedade.
Como um estimulante leve, a cafeína tem essencialmente o efeito oposto. Ele acelera o ritmo cardíaco e respira enquanto aumenta o estado de alerta e energia. Combinado com kava, a cafeína pode compensar a sonolência que às vezes pode ocorrer como um efeito colateral da erva.
Efeitos colaterais /Riscos
O efeito colateral mais grave da kava é o dano hepático. O Science Daily afirma que o kavain - um componente importante da kava - provoca danos no fígado, estreitando os vasos sanguíneos e fazendo com que o revestimento das células do fígado se retraiam. Embora esse efeito colateral seja raro, as pessoas devem ser informadas sobre a possibilidade de danos no fígado ao tomar kava.
Os efeitos colaterais da cafeína incluem nervosismo, insônia, dor de cabeça e irritabilidade. Em excesso, a cafeína pode levar a uma overdose que às vezes pode ser fatal. Efeitos colaterais mais comuns incluem shakiness, micção freqüente e náuseas. Precauções de segurança A única maneira de evitar completamente os efeitos colaterais como danos no fígado é abster-se de usar kava. Pessoas com histórico de danos no fígado ou rins devem evitar tomar a erva completamente. Não dirija até que você saiba como a kava afeta você e comece com a menor dose efetiva para avaliar seus efeitos.
Para evitar overdose, monitore sua ingestão diária de cafeína de todas as fontes. Se ocorrer insônia, pare de consumir cafeína seis horas antes de dormir.
Considerações
Combinar cafeína com kava pode aumentar o risco de efeitos colaterais. Se você tiver sinais de danos no fígado, como amarelamento dos olhos ou da pele, dor abdominal ou fezes claras, pare de usar kava e procure imediatamente atendimento médico. , , ] ]