Se você pode ou não se tornar viciado em cafeína é um tema bastante controverso no campo da medicina, com parte da controvérsia decorrente de como o vício é definido. No entanto, a maioria dos especialistas concorda que a abstinência de cafeína produz sintomas, que podem variar de leves a graves. Se você acha que é viciado em cafeína e quer parar, converse com seu médico sobre programas desenvolvidos para quebrar a dependência da cafeína.
Cefaléia
O sintoma mais comum de abstinência de cafeína é uma dor de cabeça, que muitas vezes desenvolve-se dentro de 12 a 24 horas após a última ingestão de cafeína. A dor de cabeça geralmente se desenvolve lentamente e é sentida em toda a cabeça. Em alguns casos, a dor de cabeça pode se tornar grave e latejante. Aproximadamente 50% dos consumidores habituais de cafeína sentem dor de cabeça depois de interromper a ingestão de cafeína, e a incidência e gravidade das dores de cabeça causadas pela abstinência de cafeína podem variar muito de pessoa para pessoa. Sonolência
Outro sintoma comum de cafeína a abstinência é sonolência excessiva ou sonolência, às vezes levando a sentimentos de fadiga, lentidão e letargia. Novamente, os sintomas geralmente aparecem primeiro 12 a 24 horas após a última ingestão de cafeína, e a gravidade dos sintomas pode variar muito de pessoa para pessoa.
Dificuldade em se Concentrar
Dificuldade de concentração ou foco é outro sintoma frequentemente relatado de abstinência de cafeína. Em casos extremos, algumas pessoas relataram ficar completamente incapacitadas e incapazes de trabalhar ou ir à escola por causa dos sintomas de abstinência de cafeína. Mais uma vez, a gravidade dos sintomas varia amplamente entre os indivíduos. Algumas pessoas também relatam diminuição da motivação para o trabalho. Irritabilidade, ansiedade e depressão também podem se desenvolver como sintomas de abstinência de cafeína. Desempenho cognitivo e psicomotor também pode diminuir, conforme medido por testes específicos.
Algumas pessoas podem apresentar sintomas semelhantes aos da gripe causados pela abstinência de cafeína, incluindo náuseas, vômitos, dores musculares e dores, e peso nos braços e pernas. As pessoas também podem experimentar períodos de calor e frio e um sentimento geral de doença. O pico de intensidade dos sintomas de abstinência de cafeína costuma ocorrer 20 a 48 horas após a última ingestão de cafeína, e os sintomas podem durar até dois dias até uma semana ou mais.