Café, chá, refrigerantes e outras bebidas com cafeína ajudam muitas pessoas a começar o dia, permanecem alertas à tarde e ficam acordadas à noite. No entanto, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde, a cafeína pode interferir com a absorção de cálcio que é necessária para manter a saúde do corpo.
Cafeína
A cafeína vem de folhas, frutos e raízes de mais de 60 anos espécies de plantas, incluindo folhas de chá, nozes de cola, grãos de café e grãos de cacau. Por milhares de anos, os seres humanos usaram cafeína, que atua como um estimulante leve para melhorar o estado de alerta mental.
Ingestão de cafeína aumenta ligeiramente a quantidade de cálcio excretada através da urina, mas até à data, os médicos especialistas têm Não demonstrou de forma decisiva que a ingestão de cafeína se correlaciona com a diminuição da densidade óssea. Por exemplo, a edição de março de 1997 do “New England Journal of Medicine” concluiu que o consumo de cafeína apresenta um fator de risco para fraturas de quadril. No entanto, a edição de agosto de 2000 do "Journal of American College of Nutrition", a edição de abril de 2000 do "Journal of Bone and Mineral Research" e a edição de 2009 do "Journal of American Dietetic Association" não encontraram associação entre perda mineral óssea e cafeína.
Cálcio
Ótimas fontes de cálcio incluem produtos lácteos, alimentos fortificados com cálcio e bebidas enriquecidas com cálcio. Ossos e dentes contêm noventa e nove por cento do cálcio do corpo. Além disso, o cálcio constrói e mantém ossos saudáveis, coagula o sangue, envia mensagens nervosas e contrai os músculos. A Academia Nacional de Ciências recomenda homens e mulheres adultos consomem entre 1.000 miligramas e 1.200 miligramas de cálcio por dia.
Considerações
De acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos, a quantidade de cafeína em uma xícara de café provoca um perda de cálcio na urina equivalente a cerca de uma colher de sopa de leite. Para compensar essa perda, adicione leite ao café ou incorpore produtos adicionais que contenham cálcio ao longo do dia.
Para manter os ossos saudáveis, consuma a quantidade recomendada de cálcio diariamente. Além disso, limite a cafeína a não mais do que 300 miligramas por dia - 16 onças de café fresco, 32 onças de chá fresco ou seis, 12 onças latas da maioria dos refrigerantes com cafeína.