Começar seu burburinho com café, chá ou bebidas energéticas não parece muito perigoso ou com risco de vida, mas a morte pela cafeína é, de fato, possível - especialmente para pessoas com certas condições de saúde. A recente morte relacionada à cafeína de um estudante de 16 anos do ensino médio levanta a questão: quem corre o risco de uma overdose de cafeína e quais são os sinais?
Um estudo publicado na Food and Chemical Toxicology determinou que um adulto saudável pode consumir até 400 miligramas de cafeína por dia (o que equivale a quatro xícaras de café ou seis doses de expresso). Mas isso é apenas uma média, explica o médico osteopata Dr. Christopher Calapai em um comunicado de imprensa, e o limite seguro para a cafeína realmente varia de pessoa para pessoa.
“É difícil atribuir uma quantia exata para todos porque as pessoas podem tem diferentes sensibilidades ou reações à cafeína com base na idade, histórico médico e tolerância ", diz Calapi. A boa notícia é que há pesquisa suficiente disponível para fazer uma recomendação baseada no peso de um indivíduo.
Pessoas com ansiedade, Transtorno de pânico, arritmia cardíaca, hipertensão arterial e diabetes, e aqueles que tomam medicamentos, provavelmente podem tolerar menos cafeína do que a média das pessoas, e devem consultar um médico sobre quanta cafeína é segura para eles consumirem. No caso do adolescente da Carolina do Sul, David Allen Cripe, que desmaiou durante a aula no final de abril, beber um latte do McDonald's, um grande Mountain Dew e uma bebida energética em um curto período de tempo foi demais para o seu corpo. Gary Watts determinou que a morte de Cripe ocorreu devido a um "evento cardíaco induzido por cafeína, causando uma provável arritmia".
Quando ocorre uma arritmia (também conhecida como ritmo cardíaco anormal), o coração não consegue bombear o suficiente sangue para o corpo, que por sua vez afeta o cérebro, coração e outros órgãos. Enquanto as três bebidas consumidas por Creta não parecem conter cafeína suficiente para matá-lo, não foi a quantidade total consumida que resultou em sua morte, foi o fato de ele ter consumido a quantidade um período de tempo tão curto.
"Não estamos dizendo que era a quantidade total de cafeína no sistema, era apenas a maneira que foi ingerida durante esse curto período de tempo, e o consumo do bebida energética no final era o que a questão era com a arritmia cardíaca ", disse o legista em um comunicado.
Mas como exatamente a cafeína mata alguém? Calapai explica para LIVESTRONG.COM que, semelhante a outros estimulantes, a cafeína encolhe temporariamente os vasos sanguíneos e aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca. "Em excesso, os efeitos podem ser fatais, causando um ataque cardíaco, derrame ou outro problema relacionado ao sistema cardiovascular".
Felizmente, a morte por cafeína é extremamente rara. Um estudo de 2017 feito por Alan Wayne Jones determinou que houve 51 mortes relacionadas à cafeína entre 1959 e 2010 e a maioria tinha altos níveis de cafeína no sangue (o equivalente a beber 30 xícaras de café em rápida sucessão).> Confira os níveis de cafeína nessas bebidas comuns para que você possa manter seu consumo sob controle:
café Starbucks (16 onças fluidas): 320 miligramas de cafeína
energia de 5 horas ( 1,93 onças líquidas): 207 miligramas de cafeína
-Dunkin Donuts café regular (16 onças fluidas): 203 miligramas de cafeína
-Starbucks Latte (16 onças fluidas): 150 miligramas de cafeína
-Café, fabricado (8 onças fluidas): 133 miligramas de cafeína
-Red Bull Energy Shot (2 onças fluidas): 80 miligramas de cafeína
- Chá (8 onças fluidas): 53 miligramas de cafeína
Os sintomas de uma overdose de cafeína não são exatamente agradáveis, mesmo que não sejam t particularmente letha eu. Aqui estão alguns sintomas comuns que são importantes: nervosismo e inquietação; nervosismo e ansiedade; pulsação aumentada; náusea; palpitações cardíacas (arritmia cardíaca); insônia; suando; tontura; vômito; A maioria destes sintomas irá diminuir quando a cafeína tiver abandonado o sistema, o que pode acontecer naturalmente ou com a ajuda de tratamentos médicos como carvão activado, laxantes ou lavagem gástrica. Os remédios caseiros incluem beber muita água, fazer exercícios leves ou comer alimentos ricos em potássio e magnésio.
Se você está preocupado com o consumo de cafeína, tenha em mente que existem alguns produtos improváveis que contêm "jitters-inducing drug.", 3, [[De acordo com Calapai, estes produtos aparentemente sem cafeína incluem café descafeinado, chocolate, sorvete e iogurte congelado, cereais matinais, pudim, cacau quente, remédio para TPM e remédios contra dor de cabeça.
O que você acha?
Você está preocupado com uma overdose de cafeína? Como você evita exagerar com produtos cafeinados?
, , ] ]