casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O que são antioxidantes e fitoquímicos?

Antioxidantes são substâncias que ajudam a combater os efeitos nocivos de moléculas instáveis ​​em seu corpo, chamadas de radicais livres. Fitoquímicos são substâncias derivadas de plantas que têm benefícios potenciais para sua saúde. Em alguns casos, os fitoquímicos produzem efeitos antioxidantes. Em outros casos, eles podem agir em seu corpo de forma semelhante aos hormônios.

Antioxidantes

Os antioxidantes recebem esse nome porque combatem a oxidação, um processo corporal que ocorre naturalmente e quando você está exposto a fatores ambientais, como como radiação e fumaça de tabaco, de acordo com o Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa, ou NCCAM. A oxidação produz radicais livres, o que pode ajudar a desencadear uma série de doenças graves, incluindo artrite reumatóide, câncer, doenças cardíacas, doença de Parkinson e doença de Alzheimer. Exemplos de substâncias antioxidantes incluem vitaminas C e E, luteína, licopeno, beta-caroteno, coenzima Q10, flavonóides e ácido lipóico.

Fitoquímicos

A rigor, os fitoquímicos são substâncias químicas encontradas em materiais vegetais, como frutas. , legumes, grãos e feijão, de acordo com a Oregon State University. Em relação à saúde humana, o termo descreve as substâncias vegetais que não são especificamente requeridas para o seu bem-estar. Embora os cientistas tenham descoberto milhares de fitoquímicos, eles examinaram minuciosamente apenas uma pequena parcela deles, segundo a American Cancer Society, ou ACS. Exemplos de fitoquímicos incluem grupos de substâncias, tais como polifenóis, carotenóides, lignanas e isoflavonas, bem como ácido fólico e vitaminas C e E.

Fontes e efeitos antioxidantes

Alguns compostos antioxidantes são produzidos em seu corpo, enquanto você pode obter outros de fontes alimentares e suplementos, o NCCAM relatórios. Alimentos fontes de antioxidantes incluem frutas e legumes, grãos de cereais, nozes e legumes. Dependendo do produto específico que você usa, os suplementos podem conter antioxidantes artificiais ou antioxidantes derivados de fontes alimentares. Indivíduos que comem dietas ricas em vegetais e frutas contendo antioxidantes parecem ter menos riscos para o desenvolvimento de doenças crônicas.

Fitoquímicos Fontes e Efeitos

Certos fitoquímicos classificados como isoflavonas e lignanas podem ter efeitos em seu corpo semelhante ao hormônio estrogênio, de acordo com o ACS. Por essa razão, eles também são classificados como fitoestrógenos. Várias formas dessas substâncias ocorrem em alimentos como soja, alcaçuz, grão de bico, trevo vermelho, grãos integrais e semente de linhaça. Alguns fitoquímicos pertencentes ao grupo dos flavonóides possuem propriedades antioxidantes, incluindo substâncias encontradas na couve-flor, couve-de-bruxelas, uva, rabanete e repolho roxo. Fitoquímicos carotenóides encontrados em alimentos como abóbora e cenoura podem ter propriedades de combate ao câncer.

Considerações Cientistas não podem provar de fato as ligações entre a ingestão de alimentos antioxidantes e riscos de doenças crônicas menores porque outros fatores podem explicar esses efeitos , o NCCAM observa. A evidência atual disponível também não suporta o uso de suplementos antioxidantes para a prevenção de doenças. Os cientistas começaram a pesquisar os efeitos dos fitoquímicos no mundo real, observa o ACS. Como vários alimentos contêm muitos compostos fitoquímicos diferentes, pode ser difícil determinar quais substâncias ou combinações de substâncias realmente protegem, melhoram ou prejudicam sua saúde.