casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Sinais de fim de vida

Ao enfrentar a morte iminente de um ente querido, você pode se perguntar como saberá quando o fim estiver próximo. Quando o corpo começa o processo de desligamento, certas mudanças ocorrem nas funções corporais e mentais. Pode demorar menos de um dia ou até duas semanas para o seu ente querido completar o processo de morrer. Reconhecendo os sinais da morte iminente, você pode estar mais bem preparado para se despedir e ajudar os outros a lidar com a perda.

Alimentos e Consumo de Líquidos

A pessoa que está morrendo perde o interesse pela comida e pelos fluidos como a morte. abordagens. Alimentos e líquidos podem ser difíceis para o corpo metabolizar nesse estágio, porque os sistemas orgânicos da pessoa estão diminuindo. O Manual Merck para Profissionais da Saúde diz que a desidratação e a restrição calórica podem realmente aliviar o desconforto em vez de causá-lo. A boca seca pode ser uma irritação quando a ingestão de líquidos cessa, mas isso pode ser aliviado com compressas úmidas ou pedaços de gelo se a pessoa estiver consciente. (ver referência # 1)

Respirar Mudanças

À medida que a morte se aproxima, a respiração torna-se mais superficial e a frequência respiratória pode aumentar ou diminuir. Pode haver lacunas entre respirações que se tornam mais e mais longas até que a respiração pare. A pessoa que está morrendo fica incapaz de engolir a saliva, que se acumula na parte posterior da garganta e nos brônquios. Quando a pessoa respira, o ar que passa pela saliva provoca um som de chocalho, comumente chamado de chocalho da morte. Enquanto o som é muitas vezes angustiante para os entes queridos, o Manual Merck para Cuidados de Saúde diz que o chocalho da morte não causa desconforto para a pessoa que está morrendo. (ver referência # 1)

Diminuição da Urina

A produção de urina diminui e, eventualmente, pára à medida que a pessoa se aproxima da morte. A Rede Internacional de Pesquisa e Tratamento do Câncer, ou INCTR, diz que isso ocorre porque o coração não consegue mais bombear sangue adequadamente através do corpo, levando os rins a começar a interromper o processo. Outra razão para a diminuição da produção de urina é que a ingestão de líquidos é geralmente reduzida. (veja a referência # 2) - Circulação diminuída

Circulação de sangue diminui na pessoa que está morrendo. Mãos e pés podem ficar frios ao toque. O INCTR diz que a ponta do nariz, os leitos ungueais e os joelhos podem parecer azuis ou roxos devido à falta de oxigenação. As extremidades freqüentemente mostram sinais de manchas - uma aparência roxa e manchada devido à diminuição da circulação. A falta de pulso no pulso pode significar que a morte ocorrerá em poucas horas. (ver referência # 2)

Confusão e perda de consciência

Uma pessoa que está morrendo tende a ficar sonolenta, dorme mais e pode parecer desconectada da família e dos amigos. Eles podem ficar confusos e não saber onde estão ou quem é um ente querido. O Instituto Nacional do Câncer diz que não é incomum que pessoas que morrem tenham alucinações ou visões de pessoas que morreram antes delas. Muitas vezes, quando a morte está próxima, a pessoa que está morrendo fica indiferente e entra em estado de coma. Acredita-se que, mesmo nesse estado indiferente, as pessoas ainda podem ouvir quem fala com elas. (veja referência # 3)

, , ] ]