O cromo hexavalente, ou cromo VI, é um composto artificial contendo cromo. Várias ocupações exigem o uso de cromo hexavalente, como fabricação de aço e soldagem, pigmentos de cromato e produtos químicos e corte térmico. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças consideram o cromo hexavalente em qualquer forma como carcinogênico. A exposição em pequena escala ao cromo hexavalente provavelmente não causará efeitos colaterais; no entanto, evite ingerir e minimizar o contato com produtos que contenham cromo hexavalente.
Irritação da pele
A exposição repetida ou prolongada de cromo hexavalente à pele ou olhos pode causar irritações, como descolorações e erupções cutâneas. Os sintomas irão piorar progressivamente com a exposição repetida. Um relatório publicado nos "Archives of Toxicology" em 1981 demonstrou a capacidade do crómio hexavalente de ser absorvido através da pele. A exposição prolongada permitiu simplesmente que o crómio hexavalente se acumulasse nas células e se movesse para a corrente sanguínea para ser captado por todo o corpo. Você deve tomar precauções para evitar a exposição ao cromo hexavalente na forma líquida e para minimizar a exposição à pele e aos olhos ao trabalhar com cromo hexavalente.
Asma
Sinais de desconforto respiratório têm sido relatados em pessoas que são expostas a subprodutos de cromo hexavalentes industriais diariamente. Partículas transportadas pelo ar podem se acumular nos pulmões e tornar a respiração mais difícil, de acordo com o CDC. Além disso, as fossas nasais, garganta e boca podem ficar com cicatrizes. Você deve usar uma máscara protetora para evitar essa possibilidade. Se você tiver hemorragias nasais crônicas, você deve ser avaliado para a exposição ao cromo hexavalente tóxicos.
Rins e danos ao fígado
Seus rins e fígado tentará filtrar as toxinas do seu corpo. O cromo hexavalente, no entanto, acumula-se nos rins e no fígado sem um método para escapar. Esse acúmulo causa toxicidade celular e força as células renais e hepáticas a morrerem. Se você notar uma alteração na produção de urina, pode estar apresentando sintomas de insuficiência renal. Eventualmente, insuficiência renal e hepática é possível com a exposição prolongada ao cromo hexavalente.
Degradação de dentes
O cromo hexavalente tem a capacidade de corroer o esmalte que protege os dentes. A exposição repetida de crómio hexavalente à sua boca causará a descoloração dos dentes, seguida de erosão. O CDC tem um site abrangente que ilustra esse efeito preocupante.
Câncer de Pulmão
O cromo hexavalente é considerado um carcinogênico em geral. Se ingerido, você pode experimentar qualquer tipo de câncer, incluindo câncer de estômago, garganta e útero. O câncer de pulmão, no entanto, é a forma mais prevalente de câncer causada pelo cromo hexavalente. Normalmente, trabalhadores industriais expostos ao cromo hexavalente diariamente desenvolvem câncer de pulmão. Como não existe um método para diagnosticar definitivamente o câncer causado unicamente pela exposição ao cromo hexavalente, pode haver outras formas mais prevalentes de câncer ainda não atribuídas ao cromo hexavalente.