A arteterapia utiliza o processo de criação da arte para melhorar a saúde mental. "Journal of Pain e Symptom Management" suporta o uso de arteterapia na redução da dor e ansiedade para pacientes com câncer hospitalizados. E pacientes pediátricos com câncer na Itália foram mais receptivos ao tratamento e pediram terapia de arte em visitas de acompanhamento, observa um estudo publicado no "Journal of Medical and Pediatric Oncology" de março de 2001. Atividades que se concentram em sentimentos podem ser extremamente benéficas para ajudar tanto os pacientes hospitalares quanto os pacientes ambulatoriais.
Criação de máscaras A criação de máscaras pode ajudar os pacientes a descobrir como se sentem em relação a si mesmos, em comparação a como acreditam que os outros os vêem. Esta arteterapia é adaptável a todas as idades e habilidades. Se o seu grupo é composto de alunos mais jovens ou se você está trabalhando individualmente com uma criança, mantenha os suprimentos simples - uma placa de papel, cola, penas, glitter, marcadores e giz de cera. Se o seu grupo ou paciente for mais antigo, você pode tornar essa atividade mais sofisticada, criando papier maché usando recortes de revistas e recortes de jornais para representar uma infinidade de sentimentos e personas.
Enquanto você pode concluir essa atividade em apenas uma sessão , você também pode esticá-lo para várias sessões, especialmente com um grupo de pacientes mais velhos. Comece por fazer com que os pacientes criem duas máscaras - uma que represente como elas são percebidas e uma que represente como elas se sentem por dentro. Discuta o significado das diferenças nas máscaras e como o paciente se sente ao usar cada uma delas. Peça a cada paciente que fale sobre como se sente em relação ao seu verdadeiro eu, comparado a como ele se sente na máscara apresentada ao mundo.
Dentro do saco |
Dê ao seu paciente, ou a cada paciente do seu grupo, um almoço saco de papel de tamanho Peça ao seu paciente para preenchê-lo com coisas que compõem sua vida - por exemplo, músicas específicas, fotos da família, equipes esportivas ou livros que ela ama. Peça-lhe que retire cada item e fale sobre o porquê do item estar em sua vida, como se sente sobre isso e se acha que isso vai ficar em sua vida. Faça com que ela use a bolsa para registrar os itens de um lado. Por outro lado, faça com que ela liste seus sentimentos sobre os itens.
Escultura
Fazer um paciente criar uma escultura lhe dá a chance de identificar e apreciar suas realizações. Esta terapia é particularmente eficaz para os idosos, pois muitos têm realizações significativas para comemorar.
Para experimentar essa atividade, peça ao paciente que use ferramentas de argila e plástico para criar símbolos que representem partes de sua vida. Ele pode criar um símbolo de dólar para uma carreira, uma casa para a família e assim por diante. Peça-lhe que discuta o que cada símbolo representa e seus sentimentos sobre os símbolos. Se você estiver trabalhando com um idoso, dê tempo para o paciente compartilhar histórias sobre seu passado, que é um elemento crítico dessa atividade.