Parabens são ingredientes comuns encontrados em cosméticos, aditivos alimentares e drogas. Definido como um grupo de compostos químicos que atuam como conservantes, os parabenos são ésteres do ácido para-hidroxibenzóico. Ésteres como parabenos são amplamente utilizados como solventes em cosméticos, e são formados quando uma molécula de ácido se liga a uma molécula de álcool.
Paraben Production
Parabens são predominantes em tais vegetais e frutas que ocorrem naturalmente como cevada, cenoura. morangos, groselha preta, pêssego, cebola, cacau e baunilha. Para garantir a eficácia e consistência do produto, no entanto, os parabenos encontrados em cosméticos, alimentos e medicamentos são produzidos sinteticamente.
Parabens em Cosméticos
Os cosméticos são vulneráveis ao ataque bacteriano e ao crescimento de fungos, que contaminam o produto. Parabens defender contra a propagação de microorganismos nocivos, protegendo o produto de deterioração. Parabens são encontrados em produtos de higiene pessoal, como xampu, creme dental, maquiagem, auto-bronzeador, hidratantes, desodorantes, antitranspirantes e creme de barbear. Parabens são fáceis de detectar em uma lista de ingredientes; basta procurar o sufixo paraben. Os parabenos comuns incluem metil, etil, propil, butil, isopropil e isobutilparaben. Parabenos múltiplos são normalmente usados para aumentar a eficiência e proteger contra a contaminação do produto.
Parabens em alimentos e produtos farmacêuticos
Parabens são normalmente usados como conservantes em produtos cárneos, cereais, chips, nozes, refrigerantes e doces, entre outros. outras. Metil e propil parabenos são os parabenos mais comumente usados em alimentos. Os parabenos têm sido usados em produtos farmacêuticos desde meados do século XX e são um ingrediente comum em pílulas, contraceptivos, xaropes e drogas injetáveis.
Paraben Health Concerns
O rótulo "sem parabenos" está surgindo em muitos produtos , chamando a atenção para os supostos perigos do uso de parabenos. Os parabenos têm sido associados ao câncer devido às suas propriedades estrogênicas. A Cosmetic Ingredient Review (CIR) observa que alguns estudos mostraram que, quando usados em doses muito altas em culturas de células e camundongos fêmeas, os parabenos copiam o hormônio do sexo feminino estrógeno endócrino através de um processo chamado desregulação endócrina. Pesquisas sugerem que a desregulação endócrina pode levar a um aumento do risco de câncer de mama. No entanto, a Food and Drug Administration, juntamente com o Instituto Nacional do Câncer e American Cancer Society, descontam esses resultados como inconclusivos. De acordo com a FDA, os parabenos são 100.000 vezes mais fracos do que o estrogênio que o corpo gera naturalmente, muito fraco para garantir preocupações de segurança paraben.
Segurança do Parabens
O FDA classificou os parabenos como GRAS (geralmente considerado como Seguro) para uso em alimentos e cosméticos, ea Comissão Europeia também tornou parabens seguro para uso em cosméticos. Em 1984, o CIR declarou o uso de parabenos seguro em cosméticos em concentrações inferiores a 25%. Os parabenos são tipicamente usados em um nível de 0,01% a 0,3% em cosméticos, alimentos e remédios. O CIR revisou sua avaliação em 2005 com base em novos dados e resultados de pesquisas, mas após avaliação encontrou sua avaliação original de que os parabenos são seguros para uso em cosméticos.