A pica, descrita como um desejo intenso de ingerir substâncias não alimentares, geralmente afeta crianças e pessoas com deficiências de desenvolvimento. No entanto, uma pica comum conhecida como pagofagia afeta um segmento mais amplo da população. Para muitas pessoas, a mastigação do gelo nada mais é do que um passatempo inofensivo, mas pode indicar um problema sério. Se você está preocupado com o consumo excessivo de gelo, entre em contato com seu médico para determinar a causa subjacente e as consequências a longo prazo. Anemia
Comer gelo costuma indicar anemia por deficiência de ferro, embora o diagnóstico possa ser difícil. Segundo o Dr. Jerry Spivak, em um artigo para o National Anemia Action Council, pacientes às vezes hesitam em divulgar seus desejos de gelo durante um exame médico de rotina. A correlação exata entre pagofagia e anemia ainda é desconhecida. Pesquisas sugerem que o gelo pode aliviar o desconforto da inflamação da língua em pacientes com anemia.
Náuseas
Chips de gelo podem proporcionar alívio de náusea para uma variedade de condições médicas, como gripe, enjôo, gravidez, intoxicação alimentar e Câncer. O gelo também ajuda a prevenir a desidratação quando o vômito ou a diarréia acompanham a náusea. Tente usar cubos de gelo com sabor de sua bebida favorita não ácida. Para aliviar a náusea, deixe o gelo derreter na boca, em vez de mastigá-lo.
Dieta
Alguns dietistas recorrem a comer cubos de gelo entre as refeições como um lanche não calórico para satisfazer a fome. Os profissionais de marketing experientes deram um passo adiante ao desenvolver a "dieta do cubo de gelo". Cubos de gelo especialmente formulados contêm um suplemento fitoterápico que supostamente é um inibidor de apetite. O site da empresa recomenda que os dietistas comam um cubo com sabor de limão para reduzir os desejos de fome por um dia inteiro. Keri Gans, MS, RD, CDN, um porta-voz da American Dietetic Association, diz que não há evidências para apoiar a eficácia ou a segurança do produto de dieta cubo de gelo.
Hábitos ou obsessões
Talvez você simplesmente coma gelo para saciar sua sede em um dia quente ou para aliviar o estresse no trabalho. Comer gelo, como outros hábitos, como roer unhas, pode se tornar uma obsessão. Se comer gelo ocupa uma quantidade crescente de tempo e dificulta sua capacidade de realizar tarefas diárias, a simples modificação do comportamento pode ajudar. Tente aliviar situações estressantes e substitua a goma de mascar sem açúcar por gelo. Se você sente que não pode mais controlar seus desejos de gelo, procure a ajuda de um profissional de saúde.
Outras considerações
Mesmo comer gelo ocasional pode causar sérios danos aos seus dentes e gengivas. A repetição da mastigação de qualquer substância dura cria pequenas fissuras no esmalte dos dentes. Com o tempo, as pequenas fissuras tornam-se mais pronunciadas e freqüentemente levam a problemas dentários mais tarde na vida. Comer gelo pode literalmente quebrar os dentes e danificar o trabalho dental caro, como chaves, coroas e recheios. Pode também causar ou exacerbar a sensibilidade dentária.
, , ] ]