A língua é um músculo poderoso envolvido nas funções críticas de falar, mastigar e engolir. Botões gustativos cobrem a superfície superior da língua. Uma variedade de doenças e distúrbios pode afetar a língua, incluindo infecções, lesões, irritação crônica, crescimento anormal de tecido e condições congênitas. Muitos distúrbios da língua são de curta duração; outras podem causar dificuldades a longo prazo, exigindo tratamento médico contínuo.
Leucoplasia
Leucoplasia é uma mancha branca ou cinza indolor na língua que se desenvolve em resposta à irritação crônica. Estas manchas também podem se desenvolver nas regiões internas da bochecha. Fumar cigarro ou cachimbo e uso de tabaco para mascar aumentam o risco de desenvolvimento de leucoplasia. Irritação causada por dentaduras mal ajustadas ou pontos ásperos nos dentes também pode levar à leucoplaquia. O Centro de Câncer Anderson Anderson da Universidade do Texas relata que aproximadamente um quarto dos adesivos de leucoplasia são cancerosos ou pré-cancerosos. Uma variante desse distúrbio conhecida como leucoplasia pilosa é causada pelo vírus Epstein-Barr e ocorre mais comumente em pessoas com um sistema imunológico enfraquecido.
Macroglossia
Macroglossia descreve o aumento anormal da língua. Essa condição pode causar desalinhamento dos dentes e dificuldades de fala. Macroglossia geralmente ocorre com certas condições congênitas ou hereditárias, incluindo síndrome de Down, síndrome de Beckwith-Wiedemann, acromegalia, hipotireoidismo congênito e amiloidose primária. Macroglossia também pode ocorrer devido ao inchaço da língua ou crescimento anormal do tecido causado por uma variedade de distúrbios, incluindo mieloma múltiplo, sarcoidose, tumores da língua e certas infecções.
Glossite
Glossite é a inflamação da língua, que pode ser transitório ou crônico. A língua pode inchar e a superfície, caracteristicamente, parece lisa e vermelha ou anormalmente pálida. Ternura e ardor geralmente ocorrem, o que pode interferir na fala, mastigação e deglutição. Os distúrbios do sabor geralmente acompanham a glossite. Episódios transitórios de glossite podem ocorrer devido à queima da língua com alimentos ou líquidos quentes, herpes oral, aftas e reações alérgicas ao enxaguatório bucal, creme dental ou plásticos em aparelhos dentários, como retentores ou dentaduras. Glossite persistente pode ocorrer com deficiências de vitamina B12 e ácido fólico, anemia por deficiência de ferro, sífilis, líquen plano oral e úlceras aftosas.
Cancro da Língua
O cancro da língua é uma forma de cancro da cabeça e pescoço. Cancros dos dois terços da frente da língua são cancros da língua oral. Aqueles na parte de trás da língua são cancros da base da língua. Cancros da língua geralmente apresentam-se como um nódulo ou uma úlcera não cicatrizante. A American Cancer Society relata que mais de 13.500 casos de câncer de língua ocorrem anualmente nos Estados Unidos, com o carcinoma de células escamosas como a forma mais comum da doença. Fumar, o uso de tabaco para mascar e o consumo excessivo de álcool aumentam o risco para o desenvolvimento de câncer de língua.