A língua negra é uma condição inofensiva e temporária. Alguns medicamentos e fatores de estilo de vida podem aumentar o risco de desenvolver a doença. No entanto, uma vez que é uma condição temporária, não são necessárias intervenções médicas. Uma pessoa com língua negra pode fazer algumas mudanças no comportamento, como melhorar a higiene bucal ou modificar ou parar o uso do tabaco, para controlar a condição.
Língua negra, que também é chamada de língua peluda preta. , é uma condição na qual aparece uma mancha preta na superfície superior da língua. Língua negra não é cancerosa e não causa problemas de saúde, de acordo com o MayoClinic.com. A condição ocorre quando as projeções na língua, chamadas papilas, não perdem, mas continuam a crescer por mais tempo. Essas papilas parecem negras devido a detritos, fungos ou bactérias que podem se acumular na língua. Ocasionalmente, a língua ficará amarela ou marrom em vez disso.
Causas
Algumas causas da língua negra incluem supercrescimento bacteriano ou fúngico após antibioticoterapia, má higiene bucal e respiração bucal. Uma pessoa que usa medicamentos que contêm bismuto, como o Pepto-Bismol, também pode desenvolver a língua negra. Fumantes pesados podem desenvolver essas mudanças ao longo do tempo. Bochechos fortes contendo peróxido também podem causar a condição. Em alguns casos, a causa da língua negra não é conhecida.
Sintomas
O principal sintoma da língua negra é a descoloração preta ou marrom da língua. Os pacientes também podem notar um gosto ruim e secura na boca. Outros podem notar um gosto metálico na boca, bem como mau hálito ou halitose, de acordo com o MayoClinic.com.
Tratamentos
Os tratamentos para a língua negra não envolvem medicamentos prescritos. De acordo com o Atlanta Dental Group, uma tática é abordar a causa do problema, como o uso de tabaco ou a má higiene bucal. Usando um raspador de língua e escovar os dentes regularmente pode reduzir o problema. Comer uma dieta saudável e equilibrada e tomar um multivitamínico também é uma parte do tratamento.
Considerações
De acordo com MayoClinic.com, um paciente com língua negra deve contactar um médico se a condição se tornar incómoda ou se dura mais de 10 dias. Em casos raros, a descoloração negra da língua pode ser um sinal precoce de HIV, de acordo com o Atlanta Dental Group.