casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Desidratação e Acidose

A depleção de fluidos, também chamada de desidratação, é uma condição caracterizada por diminuições no consumo de fluidos, aumento na perda de fluidos ou uma combinação desses dois fatores. Se não for tratada, a desidratação pode ter consequências médicas graves, incluindo o desenvolvimento de acidose metabólica, uma condição marcada por uma produção excessiva de ácidos corporais ou prejuízos na remoção normal do ácido.

Causas de desidratação

Na maioria dos casos, A desidratação é causada pela presença de diarréia, de acordo com a Biblioteca Médica On-line da Merck Manuals. O Centro Médico da Universidade de Maryland (UMMC) lista outras causas potenciais que incluem a exposição excessiva ao sol e o uso de medicamentos que esgotam o líquido, como os diuréticos. Normalmente, sua perda de fluido corporal será acompanhada por uma perda de sais no corpo, ou eletrólitos, como potássio, sódio e fósforo. Bebês, crianças pequenas e idosos estão particularmente em risco para o desenvolvimento de desidratação.

Sintomas de desidratação

O UMMC lista sintomas potenciais de desidratação como fadiga, sede, pele seca, diminuição da produção de urina ou freqüência, confusão, boca seca, membranas mucosas secas, tontura, tontura e aumento da frequência respiratória e da frequência cardíaca. Se o seu filho desenvolver desidratação, ele poderá apresentar sintomas adicionais, como falta de lágrimas ao chorar, febre alta, língua e boca secas, irritabilidade, apatia, pele anormalmente frouxa, falta de fralda molhada por três horas ou mais e aparência encovada. suas bochechas, olhos ou abdômen.

A acidose metabólica

A desidratação grave pode desencadear a acidose metabólica, de acordo com o Medline Plus da National Library of Medicine dos EUA. Os Manuais Merck listam sintomas de acidose metabólica leve, que incluem fadiga, náusea, vômitos e um aumento na frequência e profundidade da respiração, que ocorrem quando o corpo tenta combater os efeitos da acidose, purgando o dióxido de carbono. Em alguns casos, você também pode desenvolver acidose leve, sem nenhum sintoma observável. Se você desenvolver acidose metabólica severa, provavelmente sentirá sonolência e fraqueza extrema, além de náusea e confusão, observou a Merck. Em sua forma mais grave, o distúrbio pode resultar em uma perda significativa da pressão arterial, que por sua vez pode desencadear um choque, seguido por coma e até morte.

Você pode aliviar a acidose relacionada à desidratação tratando a causa subjacente da desidratação, informa o Medline Plus. A desidratação grave constitui uma emergência médica, explica a UMMC, e se você desenvolver essa condição, você será hospitalizado e receberá fluidos intravenosos para restaurar suas reservas depletadas.

Prevenção

Você também pode executar uma série de etapas para prevenir o início da desidratação, observa o UMMC. Comece bebendo muitos líquidos durante o dia e combinando a ingestão de líquidos com o nível de atividade física. Se necessário, você também pode beber bebidas esportivas que contenham eletrólitos. Se possível, tente agendar atividade física intensa durante as partes mais frias do dia. Use um produto para reidratação infantil que contenha eletrólitos, como Pedialyte, para proteger a saúde de seu bebê ou criança durante períodos de doença ou exposição prolongada ao sol. , , ] ]