O xilitol é um álcool de açúcar, e é mais comumente encontrado como adoçante em vários doces e gomas de mascar. Quando você come açúcar, cria uma condição ácida na boca que tende a danificar o esmalte dos dentes, deixando-o vulnerável a danos causados por bactérias. Normalmente, a saliva tem um componente alcalino que pode ajudar a neutralizar a acidez, mas se um excesso de açúcar for ingerido, o supercrescimento bacteriano pode ocorrer. Como o xilitol não é um açúcar e, portanto, não pode criar um ambiente ácido na boca, ele otimiza o equilíbrio ácido /alcalino na boca.
Absorção mineral aprimorada
Como o xilitol diminui os níveis de acidez, aumenta a absorção de minerais , tornando o esmalte do dente mais forte.
O xilitol também foi mostrado para inibir o crescimento de Streptococcus pneumonia e Haemophilus influenzea, principalmente através da alteração da aderência dos micróbios às células e sua virulência resultante. Também inibe o streptococcus mutans, um dos principais causadores do desenvolvimento de cáries dentárias e aumentando a acidez na boca. Este efeito é principalmente devido ao fato de que S. mutans não podem usar xilitol para energia como açúcares típicos. Além disso, o próprio ato de mastigar goma com xilitol foi relatado para aumentar o fluxo salivar, aumentar o pH oral e auxiliar na remoção de cera /limpeza do ouvido médio.
Xerostomia (boca seca)
Xylitol incentiva ", 3, [[Isto é especialmente significativo para aqueles que sofrem de uma condição chamada xerostomia, ou boca seca, que pode ocorrer devido a uma variedade de razões. Um dos principais usos do xilitol é em pacientes com síndrome de Sjogren, em que as glândulas salivares são destruídas com patologia oral significativa.
Dieta /Metabolismo
O xilitol é notoriamente difícil de converter em gordura, e tem um efeito minúsculo nos níveis de insulina no corpo; Isso torna muito atraente para diabéticos, fisiculturistas ou qualquer pessoa tentando fazer dieta fora os quilos. Também tem um teor calórico e de carboidratos mais baixo, o que o torna especialmente atraente para aqueles com uma dieta rica em proteínas /baixo teor de carboidratos.
Aviso
O xilitol foi aprovado pela FDA e usado em alimentos desde a década de 1960. e não tem efeitos tóxicos conhecidos em humanos. Ocasionalmente, com ingestão excessiva, desconforto no estômago e diarréia podem resultar.