Quer estejam à procura de estudar, fazer desporto, festejar ou apenas passar o dia, os adolescentes consomem muitas bebidas energéticas. Cerca de 30 a 50 por cento dos adolescentes e adultos jovens consomem bebidas energéticas, de acordo com dados auto-relatados citados por março 2011 "Pediatria" artigo por Sara M. Seifert e colegas. Esse mesmo artigo concluiu que bebidas energéticas não têm nenhum benefício terapêutico, embora alguns adolescentes relatem efeitos positivos a curto prazo de bebidas energéticas.
Benefícios possíveis
Bebidas energéticas dão energia aos adolescentes através da cafeína estimulante e dos ingredientes à base de ervas guaraná, que é um extrato vegetal que contém cafeína. Para alguns adolescentes, esses ingredientes podem proporcionar maior concentração e agilidade mental imediatamente após o consumo da bebida. Fabricação de bebidas energéticas diz que o guaraná aumenta a energia, aumenta o desempenho físico e promove a perda de peso, mas pouca pesquisa existe sobre o guaraná para verificar essas alegações.
Efeitos colaterais
Bebidas energéticas podem causar vários efeitos colaterais indesejados ", 3, [[A cafeína em bebidas energéticas pode levar a nervosismo, nervosismo, dores de estômago, dores de cabeça, dificuldade de concentração, dificuldade em dormir e micção freqüente. Qualquer bebida com cafeína pode causar esses efeitos colaterais. A diferença com bebidas energéticas é que algumas contêm quantidades excessivas de cafeína. Algumas bebidas energéticas contêm mais de 500 mg de cafeína, que é uma quantidade tóxica que equivale a 14 latas de refrigerantes comuns com cafeína, cita em junho de 2011 o artigo “Pediatrics” do Comitê de Nutrição e do Conselho de Medicina Esportiva e Fitness.
Considerações
Os efeitos a curto prazo das bebidas energéticas podem variar de uma bebida para outra devido aos diferentes ingredientes e doses de cafeína. Enquanto algumas bebidas energéticas têm a mesma quantidade de cafeína em uma porção de uma xícara padrão de café, muitos adolescentes estão bebendo várias porções das bebidas energéticas de uma só vez, então ainda estão recebendo muita cafeína para seus corpos em crescimento. Além disso, muitos dos ingredientes não são regulamentados. Os ingredientes podem interagir com certos medicamentos e causar sérios efeitos colaterais para os adolescentes com diabetes, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, convulsões, anormalidades cardíacas, transtornos do humor e distúrbios comportamentais. Alguns adolescentes também adicionam álcool às bebidas energéticas.
Uso prolongado
Além dos efeitos de curto prazo de ter uma bebida energética, considere os efeitos a longo prazo de beber regularmente bebidas energéticas. As grandes quantidades de açúcar nas bebidas podem causar cáries dentárias e levar ao ganho de peso. Com o ganho de peso, há um risco maior de condições relacionadas ao peso, como hipertensão e diabetes tipo 2. Como a cafeína interfere na absorção intestinal de cálcio, as bebidas energéticas podem causar problemas para um forte desenvolvimento ósseo. , , ] ]