Existe uma grande diferença entre bebidas esportivas e bebidas energéticas em seus ingredientes, propósito e público. Apesar disso, o fato de ambos fornecerem uma fonte de energia causa certa confusão, especialmente entre os atletas, quanto a qual é a bebida mais adequada. No entanto, uma vez que você entenda a diferença entre bebidas esportivas e bebidas energéticas, verá que mesmo esse traço único em comum não é tão parecido quanto parece.
Ingredientes para bebidas esportivas de importância
ingredientes de importância em bebidas esportivas são carboidratos e eletrólitos. Ingredientes comuns de carboidratos incluem glicose, polímeros de glicose, sacarose e frutose em concentrações que variam de 4 a 8%. Enquanto cada ingrediente executa uma função específica, juntos eles determinam a taxa na qual a bebida absorve do seu intestino delgado. Em geral, quanto maior o percentual de carboidratos presentes na bebida esportiva, mais lenta é a taxa de absorção. Os ingredientes eletrolíticos incluem sódio, em uma concentração de cerca de 10 a 25 milimoles por litro, potássio e, às vezes, magnésio. Os eletrólitos auxiliam na absorção e ajudam a manter o equilíbrio sódio-potássio nos fluidos corporais.
Bebidas energéticas Ingredientes da importância
O principal ingrediente de importância em uma bebida energética é geralmente a cafeína. Enquanto a concentração de cafeína em um 8 a 12 oz. garrafa é de cerca de 72 a 150 mg, a Universidade da Califórnia Davis relata que garrafas de tamanho maior podem conter tanto quanto 294 mg. Ingredientes comuns que você normalmente vê em menores concentrações incluem o guaraná, que também contém cafeína e ginseng, que aumenta o efeito da cafeína e do açúcar.
Efeito na Energia
Embora cada um tenha um efeito sobre os níveis de energia, esportes e bebidas energéticas fornecem essa energia de maneiras diferentes. Carboidratos em bebidas esportivas alimentam seus músculos, enquanto os eletrólitos fornecem produtos químicos essenciais que você perde pela transpiração. Este é o tipo de energia que permite que você sustente a atividade física por períodos mais longos. Em contraste, a cafeína afeta o sistema nervoso central e, portanto, o cérebro. Desta forma, a cafeína fornece um tipo de pseudo-energia a curto prazo, como sua mente diz ao seu corpo para ir se você tem ou não a capacidade física para fazê-lo. Quando os efeitos da bebida energética começam a se desgastar, o mesmo acontece com o seu nível de energia.
Considerações
Organizações esportivas como as Olimpíadas têm fortes opiniões sobre o uso de bebidas esportivas e energéticas. Embora a Olympic.org exalte os benefícios das bebidas esportivas, chamando-as de seguras e eficazes, as bebidas energéticas não se saem tão bem. De particular interesse, de acordo com a Olympic.org, é o efeito que as bebidas energéticas podem ter no seu corpo se você as combinar com álcool. A partir de 2010, a cafeína não está em nenhuma lista de substâncias proibidas, mas a Agência Mundial Antidoping inclui cafeína em seu programa de monitoramento e está avaliando seu potencial como substância para melhorar o desempenho. , , ] ]