De acordo com a pesquisa de mercado da Packaged Facts, o mercado de bebidas energéticas em 2006 superou US $ 5,4 bilhões. Outro estudo do Simmons Market Research Bureau descobriu que 62 por cento das pessoas entre 18 e 24 anos usaram uma bebida energética durante 2005. Embora as bebidas esportivas tenham a finalidade de fornecer os eletrólitos necessários e facilitar a hidratação, as bebidas energéticas cada vez mais populares são projetadas apenas para dar um impulso de energia temporário. Usando essas bebidas para fornecer energia para o exercício pode ter efeitos negativos para a saúde.
Efeitos negativos sobre a hidratação
Bebidas energéticas dependem fortemente de cafeína e açúcar para o impulso de energia que eles fornecem. Os altos níveis de açúcar nessas bebidas podem diminuir a capacidade do organismo de absorver os fluidos necessários; quando usados em conjunto com o exercício, podem causar desidratação e desconforto gastrointestinal. Fabricantes de bebidas energéticas são rápidos em apontar que seus produtos não são destinados à reposição de fluidos. No entanto, pouco se fala sobre o seu potencial efeito negativo na hidratação.
Cafeína
Juntamente com o açúcar, a cafeína é a outra principal fonte do chute da bebida energética. O rótulo pode listar o conteúdo de cafeína diretamente, ou pode estar escondido em outros ingredientes que contenham cafeína, como guaraná ou erva encontrada. Algumas bebidas energéticas contêm aproximadamente a mesma quantidade de cafeína por porção de uma a três xícaras de café. O equivalente a três xícaras de café pode parecer inofensivo, mas um estudo publicado na edição de 17 de janeiro de 2006 do "Journal of American College of Cardiology" mostra que a cafeína contida em apenas duas xícaras de café inibe a capacidade do organismo de estimular fluxo sanguíneo para o coração durante o exercício.
Além disso, a quantidade de cafeína varia de bebida para beber. Alguns contêm até 500 mg. Segundo o Dr. Roland Griffiths, da Johns Hopkins School of Medicine, isso poderia causar intoxicação por cafeína para uma pessoa não acostumada à cafeína. A intoxicação por cafeína produz ansiedade, insônia, náusea, vômitos, tremores e batimento cardíaco acelerado. Outros ingredientes
Uma bebida energética típica pode conter até 8.000% da quantidade diária recomendada de certas vitaminas B. Doses altas habituais de vitamina B6 podem causar danos nos nervos e levar à deficiência de vitamina B12.
Os efeitos a longo prazo de grandes doses de outros ingredientes energéticos comuns no corpo durante o exercício não foram testados e são desconhecidos. Ingredientes como taureno, gingko biloba e ginseng não foram extensivamente testados.
Não regulamentado
As instruções e advertências nos rótulos das bebidas energéticas podem ser assustadoras. Apesar do uso crescente dessas bebidas, elas não são reguladas pelo FDA. Uma carta escrita pelo Dr. Griffiths e assinada por 100 médicos e cientistas foi enviada à FDA em 2008 pedindo que houvesse um limite para a quantidade de estimulantes que eles podem conter. Pediu também que o fabricante fosse obrigado a listar o conteúdo de cafeína, bem como uma etiqueta de advertência. É política da FDA não comentar sobre petições.
, , ] ]