Colírios antibióticos são administrados para tratar infecções ou para prevenir infecções após procedimentos oculares. Diferentes tipos de gotas são usados para diferentes condições. Colírios antibióticos estão disponíveis apenas como medicamentos prescritos. É importante consultar o seu médico e não usar medicações antigas para tratar doenças oculares, porque mesmo que as condições oculares possam parecer as mesmas, elas podem precisar de tipos de tratamento totalmente diferentes.
Gotas bactericidas
Colírios bactericidas matar bactérias. Alguns antibióticos, como penicilina e tetraciclina, não penetram bem na córnea (a camada externa do olho) e raramente são usados em colírios antibióticos. Gotas oftálmicas bactericidas comumente usadas incluem amlicosídeos, que são eficazes contra bactérias gram-negativas, como pseudomonas. As pseudomonas frequentemente contaminam produtos para os olhos, como rímel e lentes de contato. Gotas oftálmicas bacteriocdiais incluem amicacina, gentamicina, neomicina e tobramicina, de acordo com "Fundamentos para Pessoal Técnico Oftálmico". Outros antibióticos bactericidas frequentemente utilizados são ciprofloxacina, eritromicina, gafloxina, monofloxacina, ocufloxacina, de acordo com informações sobre colírios.
Gotas bacteriostáticas
As colírios bacteriostáticos não matam bactérias; eles apenas impedem que as bactérias se multipliquem. Estes são frequentemente administrados para tratar a conjuntivite bacteriana, de acordo com "Fundamentals for Technical Technical Personnel", e incluem sulfonamidas, como AK-Sulf, Sulamyd, Bleph 10 e Gantrisin.
Combination Drops
Algumas gotas de antibiótico contém um antibiótico em combinação com outro medicamento, como um esteróide. Ao realizar dois propósitos, as drogas combinadas evitam que os pacientes tenham que colocar mais gotas em seus olhos. Alguns exemplos de gotas combinadas são: maxitrol - uma combinação de dexametasona (um esteróide), neomicina e polimixina b (ambos os antibióticos); tobradex - uma combinação de tobramicina (um antibiótico) e dexametasona; e cortisporina - uma combinação de hidrocortisona (um esteróide) e antibióticos neomicina, bacitracina e polimixina b, de acordo com "Fundamentos para Pessoal Técnico Oftalmológico".