O gel vítreo preenche o globo ocular, ajudando a manter sua forma. O descolamento vítreo posterior ocorre quando o gel vítreo se afasta da retina, ao qual se liga na parte de trás do globo ocular. Isso geralmente ocorre como parte do processo de envelhecimento, quando o vítreo se liquefaz no centro e o gel ao redor do lado de fora colapsa no centro liquefeito. Pequenos pedaços de gel flutuando no centro aparecem como pequenos pontos ou cordões chamados de flutuantes. O descolamento vítreo não requer tratamento a menos que seja grave ou cause problemas com a retina.
Laser
Se o vítreo puxa uma pequena parte da retina para longe do globo ocular, ocorre um rompimento ou descolamento da retina. Lágrimas pequenas na periferia da retina podem ser tratadas com laser, como procedimento ambulatorial de consultório. O laser sela a retina de volta à parede do olho, impedindo um descolamento de retina mais sério.
Um tipo específico de laser, chamado de laser Nd: YAG, também pode ser usado em casos muito raros para romper o vítreo. flutuantes que perturbam gravemente a visão, os relatórios da Universidade de Illinois sobre olho e ouvido. O Eye Digest afirma que esse procedimento ajuda em apenas um terço dos casos, e que a melhora é moderada na melhor das hipóteses. Quase 8 por cento dos pacientes relatam um agravamento dos sintomas.
Vitrectomia
O descolamento vítreo posterior também pode causar um buraco na retina sobre a mácula, a parte central da visão na retina, chamada de buraco macular, que perturba seriamente a visão, um franzimento macular ou uma ruga na retina sobre a mácula ou um descolamento da retina, que pode afetar a mácula ou outras partes da retina. Vitrectomia, remoção do vítreo em um procedimento cirúrgico e substituição por uma solução salina estéril pode tratar buraco macular ou descolamento de retina e melhorar a visão.
Em casos raros, a vitrectomia pode ser usada para tratar moscas volantes graves, embora o procedimento tem riscos conhecidos, como o desenvolvimento de catarata, hemorragia no olho e descolamento de retina. Vitrectomia tem uma alta taxa de sucesso no tratamento de moscas volantes graves, melhorando a visão em mais de 90 por cento dos pacientes, os relatórios Eye Digest.
Outros Tratamentos
Cryotherapy, uma técnica de congelamento feito como um procedimento de escritório, é feito para reparar pequenos rasgos causados por descolamento vítreo posterior. A crioterapia leva apenas alguns minutos e causa pouco desconforto, diz a Universidade de Michigan Kellogg Eye Center. A retinopexia pneumática, às vezes feita como procedimento de consultório, coloca uma pequena bolha de gás no olho para reter a retina em alguns casos.