Tratamentos enzimáticos para reduzir os efeitos de moscas volantes - pequenos depósitos dentro do olho que parecem flutuar dentro do campo de visão - estão disponíveis. Os flutuadores podem estar presentes no nascimento, mas a incidência aumenta com a idade e eles podem se tornar graves o suficiente para interferir na visão. Trabalhe com seu médico para determinar quais opções de tratamento enzimático, se houver alguma, estão certas para você.
Floaters
Flutuadores são pequenos fragmentos de detritos ou depósitos que são suspensos dentro do humor vítreo do olho, o claro gel que preenche o espaço entre a lente e a retina. De acordo com o National Eye Institute, eles estão presentes ao nascimento ou são adquiridos mais tarde devido à degeneração da retina ou danos ao próprio humor vítreo. Os flutuadores lançam uma sombra na retina e podem ser vistos como pequenos pontos ou linhas no campo de visão. Eles são especialmente aparentes quando se olha para superfícies brilhantes, como um céu azul ou uma tela de computador.
Tratamentos enzimáticos disponíveis
Uma enzima comercializada para o tratamento de moscas volantes é conhecida como serrapeptase, isolada de uma espécie particular de bactérias encontradas no sistema digestivo. De acordo com as alegações de sites que comercializá-lo, como Home Remedy Central, a enzima é uma protease que, quando tomada por via oral, é pensado para viajar através do sangue para o olho, destruindo os flutuadores através de proteólise. Outros sites, como a Serrapeptase Information, comercializam-na como a "milagrosa enzima" e afirmam que ela pode digerir tecidos não vivos e coágulos sanguíneos em desordens como esclerose múltipla, inflamação, dor e doenças cardiovasculares.
Eficácia dos tratamentos com enzimas
Embora esses sites afirmem os benefícios da enzima, não há evidências científicas de que a serrapeptase tenha qualquer efeito no tratamento ou na progressão de moscas volantes. No entanto, demonstrou eficácia em vários outros sistemas. Um estudo publicado em setembro de 2003 em "Respirology" mostrou que a serrapeptase era benéfica na remoção do excesso de muco das vias aéreas de pacientes com doença respiratória crônica. Outro estudo publicado na edição de dezembro de 1999 do "Journal of the Association of Physicians in India" mostrou resultados iniciais promissores no tratamento da síndrome do túnel do carpo com serrapeptase. No entanto, a tradução desses achados para o tratamento do olho exigirá uma extensa pesquisa.
Tratamento de flutuadores
A menos que a presença de moscas volantes tenha impacto significativo na sua qualidade de vida, eles provavelmente não precisam de tratamento. No entanto, em casos graves, a intervenção cirúrgica pode ser necessária. A remoção parcial do humor vítreo, conhecida como vitrectomia, é eficaz na remoção de porções do humor vítreo que contêm os detritos que levam a flutuadores, se prejudicarem significativamente a visão. A edição de janeiro de 2002 da revista "Eye" descreve a vitreólise a laser, um procedimento não invasivo que focaliza um laser em áreas do humor vítreo que contém os detritos e os vaporiza.
, , ] ]