O olho humano é freqüentemente comparado com uma câmera. Ambas compartilham funções semelhantes, de acordo com o Kellogg Eye Center da Universidade de Michigan. Embora muitas das partes do olho e da câmera sejam comparáveis, certos aspectos dos mecanismos de cada um funcionam de maneira diferente.
A câmera e o olho humano processam a luz e gravam imagens. Uma câmera usa luz para capturar imagens em filme ou em um chip de computador ou cartão de memória, mas os olhos processam a luz e enviam sinais de imagem ao cérebro. A percepção sensorial da visão é alcançada dentro do cérebro, não nos olhos.
Córnea
O revestimento externo do olho é chamado de córnea, que é comparado à cobertura da lente de uma câmera, mas é diferente em que a córnea faz mais do que cobrir; na verdade converge luz, dobrando os raios no olho. Uma tampa de lente em uma câmera simplesmente mantém a câmera fechada e proíbe a entrada de luz na câmera. O Departamento de Hiperfísica da Universidade da Geórgia observa que cerca de 80% da refração, o fenômeno que possibilita a formação de imagens em olhos e câmeras, ocorre na córnea.
Pupil
As câmeras têm uma abertura, um buraco através do qual a luz passa para o interior da câmera. Nos olhos, a abertura é a pupila. Quando uma pessoa pisca ou fecha os olhos, a luz não consegue atravessar a pupila e entrar no olho. Uma câmera tem um obturador que abre e fecha para permitir ou desligar a luz.
Diferenças de lentes
Tanto uma câmera quanto um olho humano têm lentes. Existem duas diferenças principais entre uma lente de câmera e uma lente humana, também chamada lente cristalina. A lente de uma câmera fica bem na frente da câmera e é visível; uma lente humana está dentro do olho. A outra diferença é a capacidade de foco. Uma lente de câmera é ajustada pelo fotógrafo para colocar um objeto em foco, mas a lente humana tem seu próprio mecanismo de focalização, chamado de músculos ciliares. A Universidade do Alabama observa que esses músculos mudam a forma do cristalino quando o olho vê objetos em diferentes distâncias e ajusta a lente.
Retina
A parte de trás do olho, chamada de retina, é como o filme ou área de imagem de uma câmera. De acordo com a American Optometric Association, a retina é uma fina camada de tecido na parte de trás do olho que contém milhões de pequenas células nervosas sensíveis à luz chamadas bastonetes e cones. A retina transforma a luz em impulsos elétricos e os envia ao cérebro através do nervo óptico. A imagem é percebida no cérebro de modo que uma pessoa realmente enxerga com o cérebro, não com o olho. Comparativamente, uma câmera "vê" um filme ou um cartão de memória.