A lente do olho fica logo atrás da íris, o músculo visível colorido no olho. Como parte normal do envelhecimento, depósitos de proteína se formam gradualmente na lente, fazendo com que a lente fique espessa e dura. Isso é chamado de catarata. Quando uma pessoa não pode mais realizar atividades diárias, um oftalmologista pode remover a catarata avançada com a cirurgia. A catarata nos estágios iniciais não precisa ser removida.
Presença anotada no exame
No estágio inicial da catarata, uma pessoa não percebe alterações na visão. Normalmente, uma pessoa tem um exame oftalmológico e o médico menciona a presença de cataratas leves. Isso pode ser uma surpresa para muitas pessoas, porque elas não têm mudanças perceptíveis com seus olhos ou visão. Para que o médico determine se alguém tem catarata, ele usa colírio para dilatar as pupilas em ambos os olhos. Uma vez que as gotas aumentam as pupilas, o médico usa uma lâmpada de fenda - um microscópio projetado especificamente para os olhos - para avaliar a frente e a parte de trás do olho, diz o National Eye Institute. Se a pessoa tiver uma catarata, o médico poderá ver a nebulosidade durante o exame.
Alterações na visão
A catarata ocorre lentamente e as alterações na visão acontecem por muitos anos. Nos estágios iniciais da catarata, o endurecimento da lente pode exigir a necessidade de mudanças frequentes na prescrição de óculos, diz o National Eye Institute. Com lentes atualizadas, a visão provavelmente melhora por um curto período de tempo. Em algum momento, no entanto, uma nova receita para óculos não melhora a visão. A catarata tem uma tonalidade amarela e, como o olho usa a lente como uma janela para deixar entrar a luz, a catarata amarela faz com que a pessoa veja cores suaves ou uma névoa amarela. Nos estágios iniciais, muitas pessoas não reconhecem a mudança de cor, embora os artistas - assim como outros que dependem da percepção de cores - possam notar a mudança de cor nos estágios iniciais da catarata.
Glare
Quando a luz entra no olho, os depósitos na lente distorcem a luz, causando problemas de brilho. Muitas pessoas têm dificuldade em ver à noite, diz a Fundação da Academia Americana de Oftalmologia. Nessa situação, as pessoas com catarata precoce param de dirigir à noite porque não se sentem seguras. O brilho dos faróis pode criar um efeito de explosão na visão, o que muitas vezes contribui para as difíceis condições de condução. , , ] ]