Um pinguécula é um crescimento benigno que ocorre no olho. Uma membrana mucosa cobre a porção branca do olho, chamada esclera. A exposição a irritantes pode fazer com que os pinguéculas cresçam na membrana. Uma pinguécula pode aparecer como uma área amarela, branca, clara ou cinzenta na esclera, perto da íris. O local mais comum para uma pinguécula é o lado do olho mais próximo do nariz, de acordo com o MedlinePlus. Repetir a exposição a fatores de risco pode aumentar o tamanho do crescimento. O tratamento para a condição inclui o uso de lágrimas artificiais e gotas de esteróides, mas algumas pessoas podem não precisar de nenhum tratamento. Se o crescimento se espalha sobre a córnea ou causa desconforto, um cirurgião pode precisar remover os pinguéculas. A exposição ao ultravioleta, ou UV, a luz do sol pode causar crescimento pinguécula. A exposição crônica à luz solar pode aumentar o risco de desenvolver uma pinguécula. Pinguéculas já formadas no olho podem piorar com a exposição repetida à luz solar severa e condições de vento, de acordo com EyeconX. Atividades ao ar livre como jardinagem, agricultura, pesca e golfe aumentam a probabilidade de uma lesão pinguécula, e o uso de óculos de proteção pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver uma.
Irritantes
Qualquer coisa que cause irritação nos olhos fazer com que um pinguécula cresça. Fatores que podem facilmente irritar o olho incluem fumaça de cigarro, poeira e vapores tóxicos. Ambientes secos ou condições médicas que causam olhos secos podem contribuir para o desenvolvimento de uma pinguécula e também podem exacerbar uma já existente. Alergias devido a pólen, produtos químicos de piscinas, infecções bacterianas e infecções virais também podem causar irritação suficiente para causar a formação de um pinguécula.
Welding
Soldadores experimentam um aumento do risco de pinguécula como um risco ocupacional, de acordo para a Universidade de Maryland Medical Center. Durante o trabalho, os soldadores de arco aumentam a exposição dos olhos à radiação UV. Sem a proteção adequada dos olhos, a exposição aos raios UV pode fazer com que os pinguéculas cresçam.